fbpx

Você conhece algumas das aplicações de IoT presentes na TI hoje? A Internet das Coisas está deixando de ser apenas uma tendência para se tornar uma realidade dentro das empresas e cada vez mais novas ferramentas estão surgindo.

Com um mundo mais conectado, as empresas que prestam serviços gerenciados de TI devem buscar as últimas novidades do mercado para atender da melhor forma seus cliente e a IoT é uma dessas tecnologias.

Neste post, vamos falar um pouco mais acerca da Internet das Coisas, sua relação direta com a TI dentro das organizações, vantagens de sua aplicação e listar algumas ferramentas interessantes baseadas nessa tecnologia.

Continue conosco!

O que é IoT?

Podemos definir a IoT, Internet of Things (em português, Internet das Coisas), como um ambiente no qual tudo está conectado à rede e qualquer dispositivo pode coletar dados e se comunicar livremente com outros por meio da internet.

Um exemplo bem simples seria o seu smartphone avisar à sua cafeteira o horário em que você acordará no dia seguinte, para que ela já deixe um café quentinho preparado — ou seja, o uso da internet por dispositivos e equipamentos comuns do dia a dia.

Porém, essa realidade ainda não chegou, o que não quer dizer que já não existam outras aplicações, principalmente no campo empresarial, para o uso da tecnologia de IoT.

Já em um contexto corporativo, que é o que nos interessa aqui, o uso de IoT não está diretamente relacionado ao conforto do usuário, como no nosso exemplo, e sim ao aumento de controle e produtividade.

Existem empresas que já aplicam o conceito de Internet das Coisas no ramo de geração de energia, inserindo sensores para medir determinadas vibrações nas turbinas, dentro dos geradores, e evitar problemas, garantindo manutenções precisas nos momentos corretos.

Então podemos dizer que a principal função da Internet das Coisas hoje, dentro de uma empresa, é auxiliar no monitoramento, algo essencial quando falamos de MSP, ou seja, Managed Provider Service, provedor de serviços gerenciados de TI.

Qual a relação da IoT com a TI?

O cenário atual de tecnologia da informação dentro de uma organização, mesmo que pequena, é cada vez mais complexo, com um grande número de novos softwares e hardwares.

Nesse contexto, a IoT tem um papel de destaque, provendo conectividade dentro de todas essas ferramentas, permitindo o chamado acesso remoto e troca de informações entre o gestor e o dispositivo ou software.

Essa “conversa” permite que o responsável direto pela TI possa verificar diversos pontos, como a necessidade de manutenção, troca de equipamentos ou até mesmo realizar a medição de alguns indicadores importantes sem a necessidade de estar presente no local.

Isso graças ao fato de que os hardwares e softwares mantêm a capacidade de comunicação por meio da internet, garantindo a mobilidade necessária por um prestador de serviços gerenciados de TI.

Contudo, ao mesmo tempo que oferece uma vantagem, é preciso tomar cuidados sérios com seu uso, uma vez que estar conectado à internet também oferece riscos, pois cria uma vulnerabilidade a ataques.

Quais as vantagens do uso da Internet das Coisas?

São várias as vantagens do uso de IoT dentro da TI, sendo que um MSP é praticamente obrigado a utilizar-se dessa tecnologia para garantir sua atuação dentro de um cliente. Vamos listar alguns benefícios:

  • agilidade — qualquer alteração pode ser facilmente verificada e trabalhada, evitando a parada das atividades de seus clientes;
  • eficiência — é preciso uma equipe muito menor para garantir um bom trabalho dentro do setor de TI, uma vez que todo o ambiente pode facilmente ser controlado;
  • produtividade — com uma comunicação a distância pode-se realizar atualizações em grandes grupos de dispositivos ao mesmo tempo, sem a necessidade de deslocamento, o que garante maior produtividade;
  • redução de custos — uma equipe menor demanda menos custos da organização, assim como manutenções preventivas e uma postura pró-ativa do prestador de serviços gerenciados.

Quais as principais aplicações de IoT na TI?

Reunimos algumas das principais aplicações atuais de IoT dentro da TI apenas para exemplo de como essa tecnologia tem avançado cada vez mais no setor.

1. M2M

A automação e os dispositivos inteligentes, capazes de entender o mundo ao seu redor e suas responsabilidades, são outras tendências que combinadas com a IoT acabam gerando o padrão M2M, Machine to Machine.

Esse conceito dita sobre a interação direta entre dispositivos, que assim como podem se comunicar com um elemento central, também podem trocar informações locais entre si.

Por exemplo, um sistema de videoconferência pode avisar o software gestor de rede que precisará de uma determinada velocidade garantida para uma reunião, sendo que esse tomará as medidas necessárias, sem nenhuma intervenção externa.

2. Botão AWS IoT

A Amazon é uma das empresas na vanguarda do desenvolvimento de soluções de IoT, criando uma série de hardwares nesse sentido. O Botão AWS, Amazon Web Services, nada mais é do que um botão programável, que permite que profissionais personalizem alguns dispositivos da empresa sem escrever códigos complexos.

É uma ferramenta de Wi-Fi bem simples. Por exemplo, imagine que acabou o leite em sua geladeira, mas você precisa de mais. Basta apertar esse botão do dispositivo para que o mercado seja notificado e mande uma caixa para a sua casa.

3. Controle de manutenção de ambiente

Ao inserir sensores e permitir a comunicação externa dos dispositivos de TI de uma empresa, é possível ter o controle total do ambiente, verificando qualquer tipo de falha, ameaça ou oportunidade.

Os próprios dispositivos são agentes de fiscalização desse ambiente, repassando qualquer alteração que possa ocorrer, garantindo assim que o prestador de serviços gerenciados sempre possa agir de forma preventiva, evitando a indisponibilidade de serviços em seus clientes.

Softwares como um RMM já realizam esse controle a distância por meio da instalação de determinados sensores nos dispositivos de seus clientes, permitindo não apenas um acesso remoto, mas a coleta e análise de dados.

As aplicações de IoT estarão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, principalmente quando falamos em TI. As possibilidades são enormes e você ainda ouvirá muito acerca desse assunto!

Se você gostou deste post, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Temos a certeza de que seus amigos e colegas também vão se interessar sobre o tema!

Luís Montanari
Autor

Líder dos times de Vendas e Marketing da ADDEE e pai de duas lindas meninas. Graduado em Comunicação Social e apaixonado por vendas, política, tecnologia e cervejas. Trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

Escreva um comentário

Share This