Nos últimos dias, em meio à pandemia do novo Coronavírus, o acesso remoto para empresas tornou-se um grande diferencial. Afinal, permitiu que organizações que já faziam uso dessa tecnologia pudessem manter suas atividades em home office.

Já para os gestores que ainda não haviam implantado nada parecido, sobrou correr atrás para solucionar esse problema. Dessa forma, buscando adequar suas atuais soluções aos desafios que foram impostos pela falta de mobilidade.

O papel do MSP dentro desse contexto é buscar fornecer aos seus clientes a possibilidade do acesso remoto. Permitindo, assim, que seus colaboradores possam trabalhar de qualquer local. É o que chamamos de mobilidade corporativa. Vamos falar mais sobre como fazer isso!

O que é o acesso remoto?

Antes de tudo, temos de conceituar o que é realmente o acesso remoto. Podemos dizer que o termo se refere a uma ferramenta que permita que o usuário, de qualquer local, por meio de um dispositivo eletrônico, possa ter acesso aos seus dados de trabalho.

Essa conexão pode ser realizada a alguns metros de distância ou, até mesmo, de outro país, não importa. Além disso, o dispositivo, para acessar os dados, não precisa estar na rede da empresa.

Como garantir o acesso remoto para empresas?

Com a transformação digital, boa parte das tarefas passou a ser realizada em sistemas e softwares, sendo praticamente impossível retroceder nesse aspecto. Dentro desse cenário, com uma mobilidade reduzida, temos de nos adaptar para manter a continuidade dos negócios.

Muitas soluções utilizadas pelas empresas já são móveis, estando na nuvem e permitindo o acesso em home office. Enquanto outras, como arquivos, documentos e sistemas desktop, estão instaladas na máquina física do usuário.

É aqui que entra o acesso remoto, permitindo que ele possa entrar em sua máquina e realizar o controle das atividades a distância. Desse modo, fazendo todas as suas tarefas em home office, sem prejudicar sua produtividade.

O acesso remoto pode ser aplicado por meio do uso de uma VPN, ou seja, uma rede virtual privada. Permitindo, assim, conectar o dispositivo do usuário ao servidor ou à máquina da empresa, que abriga os dados ou sistemas corporativos.

Temos, então, na prática, uma ligação direta entre dois pontos de contato: o dispositivo do usuário e o servidor de destino ou a máquina na empresa. Podemos dizer que a VPN é um canal de comunicação reservado e privado.

Quais são os benefícios do acesso remoto?

São vários os benefícios de garantir o acesso remoto para empresas. Vamos listar alguns dos principais:

  • mobilidade corporativa ─ permite trabalhar de qualquer lugar;
  • redução de custos de deslocamento ─ não é necessário que o colaborador esteja todos os dias na empresa;
  • melhora da produtividade ─ os colaboradores podem seguir com suas atividades normais remotamente;
  • maior segurança ─ toda a comunicação é criptografada, evitando vazamentos.

Aderir à realidade do acesso remoto para empresas tornou-se algo essencial para a continuidade dos negócios, uma vez que muitas empresas que não estavam preparadas para a situação atual acabaram por sofrer graves impactos em sua produtividade.

A ADDEE pode auxiliar você e seu time a levarem o acesso remoto para seus clientes. Entre em contato agora mesmo!

Luís Montanari
Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Pré-vendas e Vendas da ADDEE SolarWinds MSP, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs! #SaaS #InsideSales #Inbound #Sales #Marketing #RMM #Backup #Gestão #SPIN #BANT #B2B #MSPsummit #souMSP #TransformacaoDigital

Escreva um comentário

Share This