Prestar serviços de TI eficientes e de boa qualidade tem sido um desafio constante para as empresas de terceirização de tecnologia. Entre as dificuldades está manter os softwares de proteção atualizados, e uma solução para isso pode estar na adoção de um antivírus gerenciado.

Com o surgimento de ameaças no mercado de uma forma dinâmica, realizar manutenções e atualizações de forma presencial no seu cliente pode consumir boa parte do seu tempo e da sua equipe. Uma forma de garantir a proteção de todos os seus clientes de forma ágil e otimizada é por meio da adoção de um software de antivírus gerenciado.

Neste post vamos falar um pouco mais sobre essa solução, suas vantagens e como encontrar uma boa alternativa no mercado. Confira!

Saiba mais sobre a segurança da informação

Estamos vivenciando um avanço de novas ameaças para a segurança da informação nas empresas, que com a transformação digital e a popularização da tecnologia têm se tornado cada vez mais refinadas.

A internet contribui para a livre circulação de informações na rede, mas nem todas as pessoas utilizam esse canal para o bem. Em função disso, o conhecimento para a construção de ameaças como malwaresransomwares e demais ameaças também pode ser facilmente encontrado.

O termo Crime as A Service se refere a uma modalidade na qual os cibercriminosos vendem suas soluções de invasão para qualquer pessoa que queira se aprofundar nas técnicas de hacking.

Com isso, temos um aumento significativo não apenas no número de ameaças, mas nas tentativas de invasão, sequestro e roubo de dados — algo extremamente prejudicial para o seu cliente.

Uma vez que ele tenha sua operação prejudicada — o que pode levar à indisponibilidade dos seus serviços —, você também será afetado, visto que a sua empresa pode perder a confiabilidade e ter o acordo rompido, incorrendo na diminuição da sua rentabilidade e uma imagem negativa no mercado.

Entenda o que é o antivírus gerenciado

Dentro do cenário apresentado e que se desenha dos dias atuais, surge a necessidade para os prestadores de serviços de TI de contar com uma solução que permita a rápida atualização e um monitoramento consistente, sem que a equipe esteja em constante movimento.

Como empresas de prestação de serviços não costumam ser formadas por muitos profissionais e atendem a diversos clientes, não é eficaz se locomover entre diversos pontos para manter todas as máquinas atualizadas com a última versão de um software de proteção.

A solução para esse problema é a adoção de um antivírus gerenciado. Esse software permite que você e a sua equipe mantenham um constante monitoramento sobre as condições atuais do sistema de proteção do cliente e realizem todas as tarefas básicas — como escaneamento de ameaças e atualização.

Conheça as vantagens do antivírus gerenciado

São vários os benefícios que você e a sua empresa podem ter ao adotar uma solução de antivírus gerenciado para acompanhar e manter seus clientes protegidos. Entre as principais vantagens estão:

Controle remoto

Em um primeiro momento, quando a sua empresa ainda atende um pequeno grupo de clientes, deslocar-se entre eles pode não parecer um problema, mas conforme a sua cartela de usuários aumenta, isso começa a ficar difícil e sua equipe pode começar a negligenciar alguns acordos.

Ao optar por trabalhar por meio de um antivírus gerenciado, todas as rotinas podem ser realizadas de forma remota, por meio de uma plataforma integrada que permite realizar diversas atividades a distância.

Atualização e monitoramento facilitados

Realizar a atualização dos antivírus de clientes pode ser um desafio, visto que todos os dias pode surgir um novo pacote de incrementos. Caso você faça isso de forma manual in loco, pode ser que antes de finalizar o último cliente já seja necessário voltar ao primeiro.

Por meio de uma plataforma de antivírus gerenciado é possível realizar esse tipo de ação de forma simples e rápida, bastando um comando para que o antivírus seja atualizado nas máquinas dos clientes, garantindo a segurança de todos.

Integração em uma plataforma única

Outra dificuldade comum enfrentada pelos prestadores de serviços de TI que utilizam ferramentas no estilo break-fix é em saber o que está acontecendo com cada cliente, sendo necessário receber uma reclamação ou realizar uma visita.

Ao adotar uma plataforma de antivírus gerenciado, você e seus colaboradores poderão visualizar todas as informações acerca do sistema instalado nas máquinas dos seus clientes com alguns poucos cliques e de forma integrada.

Centralização das políticas de proteção

Outra vantagem muito interessante de adotar um antivírus gerenciado é a possibilidade de criar e centralizar políticas de segurança da informação eficazes e que realmente funcionem.

Por meio de uma plataforma integrada com os antivírus gerenciados instalados nas máquinas dos clientes é possível agendar escaneamentos, determinar o que deve ser buscado, o horário e outros pontos que garantem a proteção dos seus clientes.

Otimização do tempo

Este é um dos principais diferenciais para os prestadores de serviços de TI que buscam ofertar uma solução de antivírus gerenciado: tempo gasto com atualizações e monitoramento cai drasticamente.

Sendo assim, sua empresa ganha em escalabilidade e, mesmo com uma pequena equipe, pode atender uma quantidade muito maior de clientes com eficácia e qualidade, garantindo a satisfação e a manutenção dos acordos firmados.

E-book gratuito

Saiba como contratar um antivírus gerenciado

Com a popularização dos MSP (Managed Service Provider, ou provedores de serviços gerenciados), estão surgindo no mercado diversas soluções para quem está interessado em trabalhar com esse modelo.

No entanto, é preciso se atentar a alguns pontos na hora de contratar uma plataforma para a sua empresa, visto que a solução deve atender a todas as suas demandas, além das demandas dos seus clientes.

Um ponto interessante é a presença de uma característica chamada de white label, que é a possibilidade que a plataforma oferece de substituir a marca do fornecedor do software pela da sua empresa, evidenciando o seu serviço.

Outros itens que precisam de atenção são a facilidade de manuseio, os relatórios e as informações de gerenciamento em tela, além das informações relevantes e do controle remoto total da solução. Além de tudo isso, pesquisar o fornecedor no mercado pode ser uma boa ideia.

O antivírus gerenciado é a única maneira de você proteger de forma eficiente todos os seus clientes, garantindo que nenhuma ameaça poderá ser instalada por falta de atualização ou controle.

A ADDEE é a responsável pela distribuição do SolarWinds MSP no Brasil, uma das principais soluções em serviços gerenciados de TI. Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer por você!


Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

Escreva um comentário

Share This