fbpx

Em pleno ano de 2019, com as empresas mergulhando na transformação digital, não faz mais sentido os fornecedores de suporte trabalharem de forma reativa, sem monitoramento e automação de TI. É só fazer a conta de quanto tempo se perde com tarefas operacionais rotineiras e burocráticas. Será que esse tempo não poderia ser investido em outras estratégias? Além disso, a empresa ganharia em escalabilidade e reduziria a margem de erro.

A tecnologia oferece alternativas que permitem aos fornecedores de suporte de TI poupar tempo e dinheiro. Para ser mais específico, a automação contribui para o aumento de produtividade, o que significa que a empresa poderá produzir mais, com a mesma estrutura e equipe. O reflexo disso tudo é o aumento da lucratividade.

Para que essa automação seja possível, a empresa deve investir em uma ferramenta de automação e monitoramento que centralize essas atividades, facilitando a gestão. Quer descobrir qual é essa ferramenta e a importância da automação de processos em TI para uma empresa? Continue lendo!

Qual é a importância da automação de processos em TI para uma empresa?

O objetivo da automação de processos e garantir maior produtividade para as empresas, independentemente do segmento ou porte. Para irmos além dos processos de TI, vamos pensar em atendimento.

Se quisermos ampliar a nossa cartela de clientes, temos de ganhar em agilidade, e isso significa antecipar o que for possível para que o processo seja mais fluido. Assim, podemos definir que a automação não serve apenas para deixar de fazer algo, mas também para melhorar a qualidade de um processo em tempo real.

Entenda quais são os processos básicos que podemos automatizar

Podemos automatizar dois tipos de processos básicos: o que eu realmente quero deixar de fazer, para ganhar tempo e produtividade, e aquilo que vou automatizar para otimizar os meus processos, reduzindo a margem de erros e entregando mais qualidade. Entre os principais benefícios da automação de processos estão:

  • escalabilidade — pois a empresa poderá fazer mais com a mesma equipe, podendo expandir as suas operações;
  • segurança — com a automação de tarefas, como atualizações, backups e instalação de antivírus, a margem de erros e a possibilidade de esquecimento são reduzidas;
  • melhoria na imagem da empresa — a empresa passa a entregar mais qualidade, mostrando que está antenada com as novas tecnologias e pronta para brigar de igual para igual com os principais concorrentes.

Automatizando tarefas repetitivas

Suponha que o prestador de serviços necessite fazer tarefas repetitivas de forma recorrente, como desfragmentar discos, limpar arquivos temporários, executar outros scripts etc. São tarefas que realmente acabam tomando tempo produtivo, mas que, se não forem feitas, podem acarretar problema a longo prazo. Nesse caso, essas atividades que acontecem em background precisarão ser automatizadas para que o profissional ganhe tempo.

Por exemplo, quando vamos instalar um antivírus nas máquinas de um cliente, em vez de pegar o instalador e ir de máquina a máquina executando o serviço, porque não automatizar a instalação e tornar o processo programável? O mesmo serve para os backups e atualizações, reduzindo a margem de erro e ganhando muita produtividade.

Quais tarefas podem ser automatizadas?

Tudo o que pode ser feito por um script pode ser automatizado. Um script nada mais é do que um comando que escrevemos para dizer o que a máquina deve fazer e ela faz de forma automática.

Quando fazemos a automação utilizando uma ferramenta RMM, tudo o que você colocar no script dentro do software será executado com hora marcada. Além disso, você pode programar o RMM para executar conforme o recebimento de alertas. Veja, a seguir, algumas atividades que podem ser automatizadas.

Libere espaço em disco de forma automática

Um computador sem espaço em disco fica inoperante, porque o sistema operacional necessita de espaço para salvar os arquivos temporários dos programas que utilizamos recorrentemente.

O sistema fica o tempo todo lendo, gravando e excluindo dados do HD. Se não houver espaço, não gravará e perderá muita coisa. Ao utilizar o RMM, você pode programá-lo para que ele faça uma limpeza automática dos arquivos temporários assim que houver um alerta de 80% de espaço consumido, por exemplo.

Veja outras tarefas rotineiras que podem ser automatizadas

Como um técnico pode desabilitar as USBs de um cliente, impedindo que ele consiga plugar drives e HDs externos, sem impedir a utilização de teclados e mouses que utilizam a mesma entrada? Por meio da automação! Como faço para excluir o arquivo de um software que sempre deixa registros em determinado local? Por automação também! Da mesma forma você poderá instalar softwares e ate mesmo ligar computadores.

Tudo isso é possível graças à tecnologia Wake on Lan, que todos os equipamentos e hardwares devem ter. Essa tecnologia permite que a automação seja programada para o servidor iniciar um comando ligando todas as estações de trabalho. Isso permite que seja possível instalar Patches e atualizar softwares e, depois, em outra automação, as máquinas sejam desligadas. Basicamente, o que você pode fazer é programar as máquinas para ligarem às 20h, realizar o backup automático e desligar às 22h, por exemplo.

Como o RMM da ADDEE viabiliza a automação?

Já entendemos a importância da automação, então agora vamos entender como um bom RMM viabiliza isso. Trazendo para a área de prestação de suporte de TI, podemos dizer que a automação com o uso de boas ferramentas está associada às seguintes perguntas:

  • Quando eu quero instalar um software, pode ser em segundo plano?
  • Quando eu quero ativar um antivírus, pode ser de forma automática?
  • Eu consigo automatizar manutenção preventiva?
  • Eu consigo garantir manutenção de problemas de forma automatizada?

Nosso software tem como missão principal monitorar computadores e servidores. Essas verificações e monitoramentos podem alertar o prestador de serviços que, por exemplo, determinado serviço crítico foi interrompido, o que pode gerar problemas para o trabalho do profissional da ponta.

Por que não ter uma automação que reinicia o serviço assim que ele é interrompido? O RMM pode fazer isso. Assim, para além da produtividade, você já faz manutenções reativas. Alguns exemplos de comandos padrões e automações do RMM são:

  • interagir com o AD (controlador de domínio), adicionando e removendo usuários da rede;
  • fazer limpeza de arquivos temporários, de log de eventos e desfragmentação de discos;
  • instalar softwares direto da nuvem ou de um arquivo local;
  • rodar Patches;
  • instalar antivírus e realizar backups;
  • desabilitar USBs e CDs room;
  • fazer check disk;
  • reiniciar a máquina;
  • pausar ou iniciar uma virtualização;
  • resetar senha do usuário, entre outros.

Automatize sem escrever códigos

A ferramenta de RMM da SolarWinds disponibiliza o Automation Manager, uma ferramenta que oferece ao profissional uma interface flexível. Nela, você pode arrastar e soltar scripts personalizados.

Dessa forma, você poderá escolher entre centenas de componentes prontos, que abrangem todos os comandos de sistemas TI Windows, aumentando a capacidade de automação de seu painel de controle. Assim, você passa a ter, com alguns cliques, a possibilidade de atender todas as suas necessidades técnicas e de negócios.

Como vimos neste post, a automação de TI permite a otimização de processos repetitivos, promove o aumento de produtividade e dá mais qualidade para tarefas específicas, como o atendimento. O tempo e o custo que a sua empresa gasta com tarefas burocráticas podem ser investidos na aquisição de uma ferramenta que realiza as automações de forma rápida e intuitiva.

Ficou interessado na automação de processos de TI? Entre em contato conosco e descubra como ter acesso a uma das melhores ferramentas de RMM do mercado e faça um teste gratuito durante 30 dias.

Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

Escreva um comentário

Share This