O backup nada mais é que a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento para outro, para que sejam restaurados em caso da perda dos originais.

Pois bem, esse é o conceito mais simples, mas você já ouviu falar no conceito de backup 3, 2, 1? Mais importante que garantir o backup seguro e sigiloso dos seus clientes, é preciso que o backup atenda à estratégia conhecida como 3, 2, 1.

Vamos explicar aqui o que isso significa. Primeiro, o backup deve ser composto por três cópias de dados, sendo que duas dessas cópias têm de estar gravadas em duas mídias diferentes — disco rígido externo ou mesmo em nuvem, por exemplo — e, pelo menos, uma delas deve estar em segurança fora do ambiente corporativo.

É importante entender ainda que qualquer solução de backup precisa ter validação, monitoramento e gerenciamento próximo, sendo ele obrigatório e diário. Caso não seja feito, poderão ocorrer falhas nos momentos em que o técnico de tecnologia da informação ou a empresa de suporte mais precisem, que é a de restauração de dados do cliente.

O processo de backup é aquele em que você tem a certeza da restauração de dados dos seus clientes, e para que isso ocorra, é preciso fazer quantas verificações forem necessárias.

Para entender melhor por que o backup gerenciado é uma solução importante para o monitoramento, a recuperação de arquivos e a segurança dos dados, siga com a leitura deste conteúdo!

Importância do backup gerenciado

Mais importante do que a realização do backup é a garantia do retorno dos dados. Para que o seu cliente veja valor no serviço que você presta, antes de mais nada, é preciso oferecer mais do que o backup — a restauração dos dados. As empresas não veem tanto valor apenas na cópia dos dados, mas sim no seu retorno.

Portanto, somente o backup gerenciado garante a completa restauração dos dados de uma empresa, sendo a única forma de assegurar que eles serão gravados e restaurados de maneira correta e segura. Só a partir do gerenciamento será possível identificar alertas no processo de backup.

Por exemplo, considerando que, normalmente, o backup de dados de um certo cliente tem a duração de uma hora e, em um certo dia, demorou cerca de três para ser concluído, ainda que os dois processos tenham sido realizados com sucesso, você, técnico, precisa identificar o porquê da realização com duas horas a mais.

Assim, o prestador de serviços gerenciados não pode apenas se basear na verificação de que o backup foi concluído, mas deve também analisar tudo o que aconteceu durante o backup, por meio do gerenciamento, para que as três horas não se transformem em oito em uma próxima ocorrência, deixando o processo cada vez mais inviável ou defasado.

Principal motivo para fazer o backup gerenciado

Talvez o seu cliente final ainda não tenha entendido a diferença entre o backup gerenciado e o backup normal. Mas você, que é um prestador de serviços gerenciados, sabe que somente o backup gerenciado garante a restauração total dos dados de uma empresa.

É importante, então, entender que o serviço de backup gerenciado deve ser 100% baseado na confiança. O MSP precisa assimilar o tamanho da responsabilidade em ser um fornecedor de backup gerenciado para atestar a integridade da restauração.

É importante lembrar, ainda, que é preciso transmitir ao cliente final que o backup gerenciado tem um custo operacional alto, principalmente ao ser realizado por profissionais que garantem a exclusividade do serviço.

Além disso, o MSP precisa estar munido de ferramentas tecnológicas que contribuam para o gerenciamento de forma simples e automática no dia a dia.

Risco de não fazer o backup gerenciado

O MSP que não realiza o backup gerenciado certamente não será capaz de restaurar com total segurança os dados da empresa que o contratou. O principal risco de o MSP não fazer o backup gerenciado não é somente perder o cliente, mas principalmente perder a credibilidade, a autoridade e a confiança perante o mercado em que atua.

O MSP deve focar em oferecer a recuperação do desastre, que vai muito além do simples backup de dados, envolvendo o backup do servidor como um todo.

Assim, será possível garantir ao cliente que, se ele tiver qualquer problema com os dados e com as máquinas da empresa, eles serão recuperados com total integridade e em qualquer que seja a situação — falha técnica, inundação, incêndio, entre outros desastres.

O prestador de serviço deve, ainda, conhecer de forma profunda e atualizada todas as tecnologias que envolvem o processo de backup, pois só assim poderá oferecer um diferencial competitivo em soluções gerenciadas.

Apenas conhecendo tudo sobre o funcionamento de toda a transferência de dados vai ser possível ter argumentos concretos para demonstrar ao cliente a importância do backup gerenciado, que, como dissemos, por ter um maior valor agregado, também tem um custo mais elevado.

Além disso, é preciso deixar claro que o backup gerenciado não envolve altos investimentos em licenças de software ou mesmo em hardware, por exemplo, mas sim em um serviço especializado.

Caberá ao MSP fazer o gerenciamento diário, definir as políticas de backup, dar as garantias de funcionamento dos processos e ainda produzir os relatórios constantes sobre o gerenciamento.

E então, já está convencido de que o backup gerenciado vai ajudar na captação de novos clientes, incrementar o volume de serviços e tornar o seu modelo de negócio ainda mais lucrativo?

Pois, a tudo o que expusemos até agora, acrescente que você precisa demonstrar para os seus consumidores que a solução de backup gerenciado traz segurança e tranquilidade e minimiza riscos para usuários e negócios.

Se você quer saber mais informações sobre gerenciamento remoto de tecnologia da informação e segurança de dados, para que a sua empresa de prestação de serviços gerenciados seja cada vez mais capaz de agilizar e otimizar o atendimento aos clientes que estejam em busca de serviços como o backup gerenciado, assine a newsletter da ADDEE e fique por dentro das principais novidades e das tendências desse mercado aqui no Brasil e também em todo o mundo.


Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

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