Até 5 anos atrás, a Infomatic — empresa de TI fundada em 2003 — ainda não prestava serviços gerenciados para os seus clientes. A empresa começou no mercado apenas como uma loja de tecnologia da informação que prestava serviços comuns de TI e vendia equipamentos para a área.

De acordo com o diretor, Daniel Giatti, 90% dos serviços prestados pela Infomatic eram on site, ou seja, era preciso ir fisicamente até o cliente. Hoje, ainda possuem a loja, mas mantem 100% do foco na prestação de Serviços Gerenciados.

“O mercado para os serviços e produtos que oferecíamos foi sendo reduzido com a era da internet e então nos vimos diante de uma nova realidade de mercado e foi preciso evoluir para a prestação de serviços gerenciados”, explica Giatti.

O cliente conheceu a ADDEE por meio de um flyer — propaganda da própria empresa — que convidava à experimentação da ferramenta tecnológica. Daniel Giatti conta que já percebia a necessidade de mudar a realidade da empresa, de acordo com as novas tendências de mercado, mas ainda não tinha encontrado efetivamente soluções como a da ADDEE e da SolarWinds MSP.

Para saber mais sobre essa parceria de sucesso, acompanhe o conteúdo que preparamos para você.

Solução do backup gerenciado e desafios

Giatti conta que, ao conhecer a ADDEE, logo percebeu que a solução de backup gerenciado era o que a Infomatic precisava para fortalecer sua presença no mercado. “Inicialmente, houve uma resistência da nossa equipe de profissionais, o que consideramos normal, já que se tratava de uma enorme transformação, ou seja, uma inovação, mas em parceria com a ADDEE argumentei com todos sobre a importância dessa mudança e da implementação da ferramenta”.

O dono da Infomatic explicou ainda que os profissionais da empresa levaram um tempo para entender o real poder que a ferramenta oferecia. “A maioria acreditava que o atendimento ainda tinha de ser feito no local, próximo fisicamente de cada cliente, pois só assim haveria confiança nesse relacionamento — Infomatic e cliente — e qualidade no serviço prestado. Inicialmente houve uma descrença por parte dos profissionais de que a ferramenta de acesso remoto funcionava de forma eficiente”.

Segundo Daniel, a Infomatic não usou nenhuma ferramenta semelhante, sendo a da ADDEE a primeira. Ele explicou que, além da resistência inicial da equipe de profissionais em relação ao uso da ferramenta, a própria Infomatic também teve dificuldades de desenvolver uma proposta para apresentar a nova solução aos clientes e demonstrar as funcionalidades e a eficiência da prestação de serviços gerenciados.

“Até tínhamos uma base grande de clientes, mas enfrentamos alguns desafios e obstáculos inicialmente para conseguir vender esse novo serviço para o cliente, que também precisava ser educado diante dessa nova realidade do mercado”, esclarece o diretor.

Ainda de acordo com Giatti, uma das formas de apresentar essa nova forma de prestar serviços de TI foi mostrando o quanto essa ferramenta é capaz de personalizar o serviços aos clientes, ou seja, atender a cada um de uma maneira, de acordo com as demandas específicas, ainda que os problemas e as dúvidas no geral sejam bem similares.

Os profissionais da Infomatic também levaram um tempo para realmente confiar e acreditar na validade das informações fornecidas pela plataforma. Já quanto ao uso dela, considerando que todos têm formação em tecnologia e fome de conhecimento pela área, a experiência foi bastante positiva, lembrando ainda que a ferramenta é simples de ser usada e bastante autodidata.

Parceria com a ADDEE

Daniel Giatti ressalta que a parceria com a ADDEE é excepcional não apenas no que diz respeito aos números e na relação comercial, como também estabeleceram uma relação de amizade e confiança.

Entre os principais problemas resolvidos a partir da parceria com a ADDEE, está a situação financeira. “Saímos de um mercado em que não tínhamos certeza do faturamento mensal e com a contratação da ADDEE viramos a chave da empresa para a renda recorrente. Esse foi o principal benefício, pois assim a Infomatic conseguiu manter uma equipe bem formada e crescer de maneira mais fácil e organizada. Com a ADDEE, deixamos de ser dependentes das oscilações do mercado em que atuamos”.

Nos últimos 4 anos, segundo Giatti, a Infomatic cresceu pelo menos 20% ao ano e isso se deve principalmente à contratação da ferramenta da ADDEE. “Ficamos 11 anos estagnados, sem sentir a mínima possibilidade de evolução. Crescíamos em um ano e no outro decrescíamos. Antes de focar na prestação de serviços gerenciados, a Infomatic vivia em uma constante instabilidade. E hoje, com a ADDEE, a satisfação do nosso cliente também cresceu e acompanhou o nosso crescimento proporcionalmente. Os clientes que perdemos nos últimos 4 anos têm a ver com a instabilidade econômica do país, mas nenhum deles relacionado à insatisfação com o serviço que oferecemos em parceria com a ADDEE”, conclui.

O principal destaque para o uso da ferramenta, de acordo com Giatti, é a possibilidade de backup gerenciado. O backup foi bastante eficiente para os clientes, que acabaram tendo suas máquinas infectadas pelo vírus WannaCry, que fez a chamada “criptografia assimétrica”. Esses clientes não tiveram nenhuma perda de dados e recuperaram todas as informações, devido à solução do backup gerenciado.

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Impressão sobre a ferramenta

De acordo com o responsável pela Infomatic, a ferramenta da ADDEE é bastante completa, tem excelente usabilidade e, para ele, não há nenhuma outra no mercado compatível com os serviços que ela oferece.

“Um único técnico consegue atender a três chamados, por meio da ferramenta da ADDEE, que permite a automatização de muitas tarefas e, claro, a resolução de problemas de forma mais ágil e eficiente. É uma ferramenta que trabalha para o profissional de TI, sem necessidade de muita interação. Antes de usar a ferramenta, atendíamos no máximo 10 clientes por dia, hoje atendemos até 40. A ferramenta fez a quantidade e a qualidade de atendimentos da Infomatic crescerem de forma significativa”.

Além disso, Giatti ressalta a forte parceria que existe com a ADDEE. “Eles são muito acessíveis, estão sempre disponíveis para auxiliar, principalmente diante de resoluções emergenciais. Antes de contratarmos a solução tecnológica da ADDEE, tínhamos apenas 3 acordos fechados; depois de 4 anos de parceria, alcançamos hoje nossos 70 clientes”.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria com a ADDEE e os nossos números mostram isso. É importante dizer que não é só uma melhoria no faturamento da Infomatic, mas principalmente em relação à evolução e ao crescimento da empresa. Até mesmo a forma como trabalhamos hoje é bem mais organizada do que há quatro anos. Há ainda uma mudança de cultura e métodos e isso reflete na satisfação dos profissionais e consequentemente dos nossos clientes”.

Se você também tem interesse em oferecer a solução de backup gerenciado para a sua empresa, entre em contato com a ADDEE e saiba mais sobre os benefícios que o gerenciamento remoto de TI e a segurança de dados podem trazer para a sua empresa.

Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

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