A iTease Soluções é uma empresa que presta serviços gerenciados de TI e tem mais de 10 anos no mercado de tecnologia. Seu portfólio é voltado para monitoramento, segurança, infraestrutura e nuvem, mas que enfrentava um dilema.

Assim como muitos MSPs, a principal dificuldade da iTease era lidar com o crescimento do negócio, gerenciando todos os seus clientes de forma unificada e sem aumentar seus custos de atuação com mais contrações ou deslocamentos constantes.

Por conta disso, a iTease começou a procurar por uma solução de gerenciamento remoto. Contudo, ao conhecer a plataforma de serviços gerenciados da ADDEE, ela acabou encontrando muito mais do que procurava. Confira o desfecho dessa história no texto abaixo!

O desafio

Mesmo com alguns anos de mercado, a iTease ainda tinha algumas dificuldades no atendimento aos seus clientes. Sendo que o principal deles era a constante demanda por visitas, tendo em vista que a empresa ainda trabalhava em um modelo de break-fix.

Isso fez com que a instituição sentisse a necessidade de mudar a sua forma de atuação. E, além disso, a maneira como fechava seus contratos de prestação de serviços com seus clientes. Em um primeiro momento, os gestores da iTease acreditavam que sua demanda seria suprida por meio de uma ferramenta de acesso remoto.

Dessa forma, teriam mais liberdade de atuação, reduzindo os deslocamentos, e poderiam agregar mais clientes à sua carteira, mesmo com um grupo pequeno de técnicos. Contudo, existiam muitas outras coisas, que eles ainda não sabiam, que poderiam ser melhoradas no negócio. Foi aí que conheceram a ADDEE.

A ADDEE

Após buscar no mercado por algumas opções, os gestores da iTease acabaram chegando até a ADDEE, solução SolarWinds e todo o seu portfólio de produtos criados para a prestação de serviços gerenciados de TI.

Com um grande know-how do mercado de TI, a ADDEE fornece ferramentas para o gerenciamento remoto de tecnologia e segurança de dados. Além disso, soluções para suporte técnico, backup e consultoria. Desse modo, visando o desenvolvimento de seus clientes como um MSP, deixando o modelo reativo, break-fix.

Foi nesse momento que os gestores da iTease entenderam que eles não precisavam apenas de uma ferramenta de acesso remoto, mas uma mudança completa em seu negócio. Inclusive, na maneira como atuavam em seus clientes. Decidiram, então, adotar os serviços gerenciados de TI utilizando a plataforma da ADDEE para isso.

O início da jornada

No início, a solução da ADDEE foi implantada nos servidores da iTease. Desse modo, moldando a ferramenta conforme as suas demandas, como um período de testes. Depois disso, foi chegada a hora de começar a implantação nos clientes, conforme cada contrato chegava no período de renovação.

A primeira dificuldade encontrada foi a mudança dos contratos dos clientes: deixar de trabalhar em um modelo de horas para fechar contratos de assinatura de serviços, como um MSP.

Nesse primeiro grande desafio da jornada, a iTease contou com total suporte da ADDEE não apenas na parte técnica do negócio, demonstrando como utilizar a ferramenta. Mas, também na consultoria do modelo de atuação.

Conforme os contratos dos clientes eram finalizados e chegava o momento da renovação, os gestores da iTease buscavam apresentar o novo modelo de negócio. Dessa forma, deixando de prestar serviços por hora e atuando como MSP.

Toda a mudança da cartela de clientes do modelo break-fix para os serviços gerenciados levou cerca de um ano. Sendo que durante esse processo a empresa acabou perdendo alguns clientes que não se interessaram pelo novo modelo. Contudo, os resultados dessa mudança foram positivos.

Hoje, a iTease já atua com serviços gerenciados em todos os seus clientes. Além disso, em quase todos ela tem um pacote de serviços completo, tendo impacto direto sobre sua rentabilidade.

O fim da jornada e os resultados alcançados

Já faz 2 anos desde que a iTease fez seu primeiro contato com a ADDEE e migrou de um modelo break-fix para os serviços gerenciados. Hoje, os resultados já podem ser verificados e nota-se que a empresa teve um grande crescimento. Entre os pontos a serem destacados estão:

  • redução de visitas ─ a demanda por deslocamento até os clientes para prestação de serviços foi reduzida em cerca de 90%;
  • aumento no número de clientes ─ a carteira de contratos dobrou no período, sendo que hoje a empresa monitora cerca de 300 dispositivos a mais do que na época em que atuava como break-fix;
  • valorização dos serviços ─ o cliente hoje entende o valor agregado dos serviços prestados pela empresa;
  • alinhamento do modelo de trabalho ─ existe um modelo claro de prestação de serviços com o pagamento de uma assinatura fixa;
  • unificação dos serviços ─ todos os chamados controlados em apenas uma plataforma;
  • aumento das receitas ─ a rentabilização do negócio permitiu um crescimento da empresa.

Por fim, é importante destacar, como um dos benefícios da parceria entre iTease e a ADDEE, que hoje a empresa não é vista apenas como um prestador de serviços de TI dentro de seus clientes. Mas, também, como um parceiro estratégico.

É interessante dizer que, quando seus clientes buscam adquirir qualquer novo dispositivo ou infraestrutura de TI, eles primeiro consultam a iTease para determinar se é necessária essa aquisição ou não. Isso conota a confiabilidade que a empresa conquistou junto aos seus clientes.

O suporte da ADDEE

O suporte prestado pela ADDEE foi fundamental durante toda essa jornada e contribuiu para que a iTease alcançasse os resultados que foram descritos acima.

No decorrer de todo o processo, os profissionais da ADDEE estavam sempre de prontidão para tirar quaisquer dúvidas. Sendo estas não apenas acerca da ferramenta, mas também prestando consultoria sobre o modelo de negócio e forma de atuação.

Sempre que necessário, os gestores da iTease buscaram apoio nos profissionais da ADDEE. Sendo que esse suporte próximo foi um dos fatores fundamentais para que essa parceria desse certo.

Os diferenciais da ADDEE no mercado

Por fim, é preciso destacar os pontos que levam a ADDEE a se diferenciar no mercado. Pontos esses que foram fundamentais para que a iTease alcançasse os resultados e o crescimento descrito neste case.

O primeiro ponto é a solução SolarWinds, uma ferramenta robusta. Capaz de ofertar muito mais que apenas um acesso remoto, mas uma solução completa para a prestação de serviços gerenciados de TI.

Como segundo ponto temos o atendimento prestado pela ADDEE e seus profissionais. Estes que por sua vez, estão preocupados em auxiliar o cliente e tirar todas as suas dúvidas.

O terceiro é, com certeza, a consultoria técnica e de negócios prestada. Desse modo, auxiliando o cliente a sair de um modelo de atuação break-fix para se tornar um verdadeiro prestador de serviços gerenciados de TI.

Por fim, temos o MSP Summit, um evento voltado para os prestadores de serviços gerenciados de TI. A conferência reúne vários players do mercado para a troca de experiências e networking.

É importante destacar que, na visão dos próprios gestores da iTease, a ADDEE não vende apenas uma ferramenta. Eles ofertam uma experiência que auxilia seus clientes desde o comercial, construção de contratos e utilização de sua ferramenta.

A experiência da iTease com a ADDEE superou as suas expectativas. Pois, lá no início de sua jornada, seu objetivo era apenas encontrar uma ferramenta de acesso remoto para facilitar o trabalho. Hoje, a empresa já conta com muito mais serviços e pensa em começar a ofertar telefonia IP aos seus clientes como próximo passo.

Quer saber como a ADDEE pode auxiliar sua empresa, assim como fez com a iTease? Entre em contato conosco agora mesmo!

Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

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