“Como usar as redes sociais para empresas?”. Essa é uma das dúvidas mais comuns quando se fala em ganhar reputação no mundo digital, inclusive para profissionais da área de TI. Afinal, muitos clientes buscam indicações e opiniões de outros usuários por meio desses sites.

Os hábitos de consumo vem mudando ao longo do tempo, e a forma como as empresas contratam serviços de TI também entra nessa mudança. As redes sociais, por sua vez, estão sendo cada vez mais utilizadas para esse fim.

Mas é comum que o prestador de serviços de TI tenha dúvidas sobre como divulgar o seu trabalho dentro dessas plataformas, o que pode representar um passo atrás diante da concorrência. Sabendo disso, preparamos este breve artigo.

A seguir, você vai entender o que se deve considerar antes de entrar nessas redes e conhecer um pouco melhor as principais redes sociais do momento. Acompanhe!

A análise

Estar presente em mídias sociais já não pode ser considerado um diferencial, afinal, são milhões de empresas que mantêm perfis nas principais redes. As marcas que saem na frente nas redes sociais são aquelas que percebem o valor dessas ferramentas na captação de clientes e as utilizam como principal canal de comunicação com seus públicos.

Ou seja, é preciso ir além da criação de vários perfis. O primeiro passo é realizar uma análise a partir de dois questionamentos para entender, de fato, como usar as redes sociais para empresas de tecnologia: onde estão os seus clientes e prospects? Onde a empresa se sente mais segura divulgando conteúdo?

Veja também como os serviços de TI melhoram a experiência do cliente

Onde estão os seus clientes e prospects?

A melhor forma de entender onde o seu público está é por meio da análise dos seus clientes atuais. Caso a maioria deles esteja no Facebook e LinkedIn, por exemplo, são nessas redes que você poderá encontrar mais prospects (público da sua empresa com alguma intenção de compra) e investir mais tempo de sua gestão, com anúncios e publicações periódicas.

Outra forma é por meio de testes para verificar novas possibilidades. A sua empresa pode criar um perfil no Twitter, por exemplo, e começar a explorar essa plataforma, utilizando as suas ferramentas voltadas para empresas. Caso não haja um retorno positivo, você descobre que o foco do seu público está em outras redes.

Essa prática parece pouco efetiva a princípio, mas pode gerar muito aprendizado e conseguir entregar alguns bons leads.

Onde a empresa se sente mais segura divulgando conteúdo?

Além de verificar o foco dos seus clientes e prospects, é preciso entender quais são as melhores formas de divulgação de conteúdo para a sua empresa. Cada rede social prioriza um tipo de conteúdo. O Instagram, por exemplo, é uma plataforma de fotos, não sendo apropriada para estratégias focadas na criação e divulgação de conteúdo em forma de textos.

O conteúdo das publicações deve estar alinhado às principais necessidades do perfil de cliente traçado. Tratam-se de dúvidas e prioridades que a empresa é capaz de oferecer soluções viáveis. Entre os principais formatos de conteúdo distribuídos nas redes sociais, temos:

  • lives ─ transmissão de vídeos ao vivo;
  • stories ─ vídeos de poucos segundos acerca de um assunto;
  • publicação de vídeo ─ pode ser usada para divulgar um novo produto, sanar dúvidas etc;
  • fotos ─ permite divulgar produtos, infográficos, chamadas etc;
  • postagens escritas ─ espaço livre para a criação de textos persuasivos e atrativos para o público.

As lives podem ser utilizadas para a transmissão de webnars e treinamentos online. Veja os webinars disponibilizados pela ADDEE.

As redes sociais

As principais redes apresentam um leque de possibilidades a ser explorado com o objetivo de atingir o público certo e nutrir um bom relacionamento com clientes e prospects. Mas é comum ter aquele “frio na barriga” por conhecer a importância das redes sociais para o negócio, mas não saber muito bem como aproveitar as milhares de ferramentas a disposição.

A seguir, entenda melhor como as principais redes sociais do momento podem ser usadas a favor do seu negócio!

Facebook

Uma das maiores redes sociais no mundo e pioneira no marketing para empresas, venda de espaços publicitários e anúncios. O Facebook permite, por exemplo, que o empreendedor segmente o público dos seus anúncios, a partir de dados como gênero, localização, hábitos, entre outros; impulsione publicações para pessoas que ainda não seguem a página; tenha uma loja virtual; estabeleça contato direto com o número telefônico da empresa.

Soma-se a isso tudo as publicações tradicionais, stories e espaço para mensagens privadas. É uma ótima opção para começar, já que é uma das redes mais acessadas e completas.

Twitter

Trabalhando com textos curtos, de até 140 caracteres, o Twitter é uma ótima plataforma para estar em contato com os clientes e prospects. As mensagens apresentam caráter espontâneo e dinâmico, o que exige constante atualização por parte da empresa. A rede permite a criação de anúncios, envio de fotos e vídeos, recursos que podem ser bem aproveitados e otimizar a interação com o público.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce atualmente, e isso não é por acaso! Embora trabalhe com legendas, a plataforma tem o seu foco no apelo visual, em publicações tradicionais e no uso dos stories, o que permite uma maior integração do usuário à realidade da empresa.

A rede apresenta a opção de anúncios por meio dos stories e publicações, além do “direct”, sessão voltada para as conversas entre os usuários. Hoje, existem vários outros aplicativos complementares para gerir esta rede, ao ajudar a avaliar indicadores de performance.

LinkedIn

O LinkedIn surgiu como uma rede social profissional, com o objetivo de estimular o networking entre profissionais ao redor do mundo inteiro. Hoje, boa parte das grandes e médias empresas já estão presentes na plataforma. Ela permite a publicação de textos, fotos, vídeos e conta com a possibilidade de manter um blog exclusivo dentro da própria rede, que pode ser acessado e avaliados por outros usuários.

Para empresas que focam suas ações em B2B, como a prestação de serviços de TI, manter um perfil ativo e atuante no LinkedIn é uma ótima oportunidade de negócio.

Chegamos ao final deste artigo e esperamos que você tenha compreendido como usar as redes sociais para empresas, especialmente da área de TI. As redes podem ser grandes ferramentas de marketing para os serviços prestados nesse setor, tendo em vista as diversas funcionalidades vistas mais acima.

Gostou das dicas? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossas novidades. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Youtube.

Luís Montanari
Autor

Graduado em Comunicação Social, o líder dos times de vendas e marketing da ADDEE SolarWinds MSP é pai de duas lindas meninas e apaixonado por política, tecnologia, cerveja e também pelas singularidades das pessoas. Seu maior objetivo profissional é transformar empresas de suporte em verdadeiros MSPs!

1 Comment

  1. Perfeito Luis… Muito esclarecedor… Continue postando esse tipo de material, pois ajuda demais…Paradoxalmente, somos de TI, e negligenciamos coisas “básicas”..rs
    abs…

Escreva um comentário

Share This