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Nos últimos tempos, fomos acometidos por uma situação nunca antes vista nos tempos modernos: uma quarentena que obrigou todos a se isolarem. Dentro desse contexto, uma dúvida surge: como utilizar as ferramentas a seu favor neste momento de crise.

Temos várias tecnologias interessantes hoje, e sua aplicação pode ser muito benéfica no sentido de manter uma empresa funcionando e, ao mesmo tempo, garantir uma produtividade alta e até parecida com a de antes da crise.

O contexto do trabalho remoto atual

Por conta da pandemia de Coronavírus, muitas empresas se viram em uma situação inimaginável algum tempo atrás, de liberar grande parte de seus colaboradores para atuarem em home office, o modelo de trabalho remoto.

Para os prestadores de serviços gerenciados de TI, isso não deveria ser nenhuma novidade, já que o acesso remoto aos clientes, visando à agilidade e proatividade, já é uma das premissas do MSP. Contudo, mesmo a TI foi pega de surpresa.

Ou seja, mesmo que se contasse com ferramentas para apoiar o trabalho de suporte ao cliente, boa parte dos MSPs não contava que seus próprios técnicos não estariam presentes na empresa, ou seja, também deveriam exercer suas atividades em home office.

As principais ferramentas

Para auxiliar você a encontrar as melhores ferramentas para manter as atividades de sua empresa, separamos uma lista com várias opções, uma para cada atividade. Vamos a elas!

Slack

Uma das principais ferramentas para a troca de informação, adorada por muitas empresas, é o Slack, uma espécie de Whatsapp turbinado para conversas entre o time.

O aplicativo permite criar grupos de mensagens divididas por assunto, equipe ou tópicos, realizar o compartilhamento de uma série de arquivos, e ainda existe integração com várias ferramentas.

Como tudo fica salvo em histórico, essa é uma das principais soluções atualmente para a comunicação interna das empresas. É importante salientar que existem versões mobile para PC, e também pode ser acessado pelo navegador.

Skype

O trabalho remoto exige reuniões, sendo que a videoconferência é a principal modalidade de existente. Para isso, temos o Skype, uma ferramenta da Microsoft com qualidade reconhecida e muitos anos de funcionamento no mercado.

O aplicativo funciona em versão mobile, online e para PC, permitindo o compartilhamento de telas durante a reunião e vários modelos de arquivo, sendo possível, também, fazer uso de um chat.

Aqui, temos também de fazer uma menção honrosa ao Zoom, outro aplicativo de videoconferência que está sendo muito utilizado por contar com uma versão gratuita que permite várias pessoas. No entanto, o Skype ainda possui mais funcionalidades.

Email

O email, em tempos que a comunicação é realizada praticamente toda por Whatsapp, é quase que algo ultrapassado, porém, para uma troca de mensagens mais formal, permite que tudo fique mais organizado.

Existem várias suítes interessantes, mas uma das que mais se destaca é o Gmail, uma vez que ele pode integrar-se com todas as demais ferramentas do Google, facilitando o compartilhamento de arquivos.

Trello

Organizar o trabalho da equipe pode ser algo complicado a distância e sem um contato direto com cada colaborador. Para auxiliar nessa atividade, temos o Trello. Essa aplicação é composta de um quadro flexível no qual é possível cadastrar as tarefas, mudar seus status e direcioná-las para os participantes.

Dessa forma, você tem uma visão geral do que todos estão fazendo, das suas demandas e da produtividade de cada membro do time. Podemos integrar o Trello com o Slack, facilitando ainda mais o controle.

Google Drive

O Drive é, sem dúvida, o sistema de armazenamento em nuvem mais conhecido hoje, permitindo a inserção de vários tipos de arquivos, como documentos em PDF, textos, vídeos, fotos e músicas.

Essa ferramenta dispensa o envio de arquivos entre os membros de time, já que se pode compartilhar o link de acesso com os outros membros da equipe. Além disso, os arquivos podem ser editados por várias pessoas ao mesmo tempo, o que dá agilidade e aumenta a produtividade.

Além disso, há integração com vários outros produtos da G Suíte, como o Google Docs, Google Sheets e Google Slides, permitindo a criação do documento já na nuvem.

SolarWinds RMM

O RMM é um software obrigatório para quem trabalha com serviços gerenciados de TI, permitindo o rastreamento, monitoramento e gerenciamento de terminais de vários clientes ao mesmo tempo e de forma totalmente remota.

Qualquer MSP que queira cumprir com os requisitos de proatividade e prevenção deve fazer uso de um software como esse para garantir a prestação de serviços de TI com qualidade e rapidez, monitorando seus clientes com eficácia.

O SolarWinds RMM é uma solução completa que oferece um grande conjunto de possibilidades para o RMM, permitindo que você mantenha e aprimore todos sistemas de TI de seus clientes por meio de um painel único que destaca qualquer problema, auxiliando os técnicos a voltarem sua atenção ao que é realmente importante.

Dentre as funcionalidades monitoradas pelo SolarWinds RMM, podemos destacar:

  • acesso remoto;
  • gestão de atualizações;
  • monitoramento completo;
  • antivírus gerenciado;
  • backup e recuperação;
  • inteligência de risco;
  • proteção da web.

O monitoramento possível por meio do RMM auxilia você e seu time a deixarem o modelo break-fix reativo de atuação para migrar de uma vez por todas para uma operação proativa, adotando a forma gerenciada de prestação de serviços.

SolarWinds Backup

O backup é uma das principais responsabilidades do MSP com seus clientes, visto que está diretamente ligada à continuidade dos negócios. Dar suporte a soluções herdadas ou ferramentas de hardware pode ser um grande desafio, já que manter a rotina de cópia de segurança pode mostrar-se complicado.

O SolarWinds Backup se mostra uma ótima solução para realizar essa tarefa, por meio de um painel único e simples, com armazenamento em nuvem privada incluída e vários métodos para a rápida recuperação dos dados de seus clientes.

Essa solução foi desenvolvida para proteger tanto servidores físicos quanto virtuais em um único console simplificado, reduzindo o tempo que sua equipe tem para se dedicar a essas ações e automatizando processos.

A importância da tecnologia

Como você pôde ver ao longo deste post, o MSP, dentro do contexto atual, não apenas deve prover soluções aos seus clientes, mas também pode aplicar essas ferramentas para melhorar ainda mais sua própria atuação.

Devemos enxergar o momento atual como uma oportunidade de crescimento, na qual você e seu time poderão melhorar ainda mais seu modelo de atuação, adquirindo e aplicando novas ferramentas em busca de mais produtividade.

A tecnologia tem um papel fundamental nesse crescimento, tanto para clientes como para os prestadores de serviços gerenciados de TI. Esperamos que este post possa ter auxiliado você a identificar como utilizar as ferramentas a seu favor neste momento de crise.

Quer saber mais sobre as ferramentas da SolarWinds? Entre em contato conosco agora mesmo!

Luís Montanari
Autor

Pai da Helenna e da Cecília, Gestor Comercial da ADDEE SolarWinds MSP e líder dos times de Marketing, Pré-vendas e Vendas. Graduado em Comunicação e apaixonado por tecnologia e cervejas. Trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

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