As festas acabam de passar e antes que a gente perceba, um outro ano também terá passado. Esta é a época do ano em que muitos empresários começam a colocar em prática alguns planos, principalmente para divulgar seus negócios. Problemas de suporte tendem a se manter baixos por mais alguns momentos em empresas de TI, então agora é um bom momento para este tipo de planejamento.

Aqui estão cinco maneiras simples, completamente gratuitas para divulgar seu negócio MSP, ao longo dos próximos 12 meses. Tente implementar pelo menos uma delas, você não tem nada a perder…

#Dica 1 – Frequente as redes sociais

Embora seja justo dizer que o Facebook e o Twitter estão encontrando a cada dia novas maneiras de gerar receitas, ainda é perfeitamente possível tirar proveito dessas plataformas para promover o seu negócio sem nenhum custo.

Você só precisa de um pouco de esforço: trabalhe para obter “curtidas” e seguidores e, em seguida, mantenha as pessoas envolvidas com conteúdo informativo e talvez algumas promoções e ofertas. No mínimo, essa rotina de interações manterá sua marca visível – de graça.

#Dica 2 – Explore novas oportunidades em clientes existentes

Você nunca deve esquecer que seus clientes existentes sempre têm o potencial para lhe proporcionar receita extra.

Se, por exemplo, você tem clientes que usam diferentes softwares de segurança para Internet, então faça com que todos sejam transferidos para a sua solução preferida, que deve ser uma solução segura e produtiva e que lhe garanta boas margens e receitas mensais. As empresas realmente bem-sucedidas prosperam porque dominam a arte do pós-venda.

#Dica 3- De olho nas últimas notícias

Tecnologia tem estado em alta nas notícias estes dias. Nem sempre por boas razões, mas cada menção sobre TI em notícias lhe a oportunidade de lembrar seus clientes que você é o especialista para quem elas podem correr.

Se, por exemplo, você não estiver se aproveitando de todas as histórias de crimes cibernéticos recentes vendendo soluções de backup e segurança, você não está aproveitando ao máximo o que é, essencialmente, a publicidade gratuita.

#Dica 4 – Networking

Você é um dos muitos empresários que desprezam uma rede de contatos? Se for, é fácil se afastar das rotinas de networking, uma vez que você e sua empresa estão sempre ocupados.

No entanto, se você quiser manter seu negócio crescendo, muitas vezes é preciso estar ‘fora’ dele. Conheça novos contatos. Vá a eventos e feiras. Informe-se sobre um pequeno almoço ou uma reunião local de algum fórum de negócios. Pode ser que o seu próximo melhor cliente esteja lá.

#Dica 5 – Incentive indicações

Considere começar a incentivar seus clientes mais felizes e mais duradouros a indica-lo a alguns de seus outros parceiros. Tornar seu próprio cliente promotor da sua marca é a maneira mais efetiva e barata de divulgar seu negócio. Andy Sernovitz, autor do livro “Marketing boca a boca: como as empresas inteligentes levam as pessoas a falar delas”, cita como passo crucial para a propagação da imagem corporativa: “dar às pessoas um motivo para falar a respeito dos nossos produtos e serviços”. 

Você poderia até mesmo oferecer um pequeno incentivo a eles (como um desconto em suas próximas faturas ou um outro benefício financeiro) para qualquer indicação bem-sucedida. Por que divulgar seu próprio negócio quando você pode fazer com que os outros façam isso por você? 😛

Bem rapidamente citei aqui cinco ideias simples e gratuitas. Qual você vai implementar para os próximos meses?

Para continuar aprendendo dicas valiosas do mercado de TI, acesso nosso eBook: 5 coisas de todo MSP* deveria saber!

*MSP (Managed Service Provider) = Provedor de Serviços Gerenciados de TI

Veja mais: Técnicas de Abordagem – Como vender serviços de TI?

 


Luís Montanari
Autor

Graduado em Comunicação Social, o líder dos times de vendas e marketing da ADDEE SolarWinds MSP é pai de duas lindas meninas e apaixonado por política, tecnologia, cerveja e também pelas singularidades das pessoas. Seu maior objetivo profissional é transformar empresas de suporte em verdadeiros MSPs!

2 Comments

    • ADDEE

      Que bom que gostou! Inscreva-se na newsletter para continuar acompanhando nossos posts 😉
      Gostamos do seu blog também!

Escreva um comentário

Share This