Prestar serviços de TI como um MSP, Managed Service Provider, é uma realidade buscada pela maioria das empresas no ramo da terceirização de tecnologia da informação. Mas como melhorar o engajamento e a motivação da equipe para manter os bons níveis dos serviços?

É uma realidade que um time desanimado não pode manter uma postura proativa e preventiva. Por isso, é tão importante para o gestor buscar por alternativas que o auxiliem a motivar todos os membros de sua equipe e, com isso, prestar serviços melhores.

Criamos este post com algumas das principais dicas de engajamento e motivação para ajudar você a garantir que seu time esteja pronto para melhor atender seus clientes a qualquer momento. Confira!

Importância do engajamento e da motivação

Quando falamos em uma prestação de serviços baseada em Serviços Gerenciados, nós fugimos do modelo tradicional aplicado pela maioria dos provedores hoje, que é o break fix, ou seja, quebra-conserta.

Para o sucesso da implantação de uma visão MSP, é preciso que não apenas os processos e as tecnologias utilizados pela empresa estejam alinhados, mas, também, que os colaboradores mantenham a mesma visão da empresa.

Isso quer dizer que todos os funcionários devem contar com uma postura proativa e preventiva, buscando descobrir as falhas e os problemas antes mesmo que eles ocorram, garantindo a continuidade dos serviços de seus clientes.

No entanto, para que os colaboradores possam agir de forma proativa o tempo todo, é preciso que eles estejam sentindo-se valorizados e motivados pela empresa.

Engajar o funcionário e fazer com que ele sinta-se feliz no ambiente de trabalho é a melhor forma de garantir um bom desempenho.

Principais dicas de motivação para o MSP

Agora que você já conhece a importância do engajamento e da motivação para uma empresa prestadora de serviços de TI, que tal conferir algumas dicas para garantir essas características?

1. Crie uma liderança inspiradora

Antes mesmo de buscar a motivação da equipe, é preciso fazer uma mudança na liderança da empresa. É de conhecimento geral que bons gestores dão exemplo e lideram, enquanto que maus lideres apenas dão ordens e cobram resultados.

O primeiro passo, então, é tornar-se um líder engajado, que seja apaixonado pelo negócio e que busque a satisfação do cliente a cada instante. Isso motivará e inspirará os colaboradores da empresa por meio do exemplo.

Isso pode ser feito por meio do cumprimento de todas as regras que são impostas aos outros colaboradores, de demostração de interesse pelo trabalho de todos e colocando a mão na massa.

2. Reconheça e recompense

Viver resolvendo problemas escabrosos e sob estresse contínuo e, ainda por cima, não ser reconhecido pode acabar com a moral de qualquer colaborador. Com o tempo, o funcionário pode perceber que fazer ou não um bom trabalho não faz diferença e, com isso, deixar de agir nas horas certas.

Para que isso não aconteça e seus colaboradores continuem sempre motivados, é preciso reconhecer o bom trabalho e recompensá-los — não apenas quando eles conseguem resolver qualquer problema, mas também quando se esforçam para isso.

Estratégias de gamification, teoria dos jogos em outras aplicações, pode ser uma sacada interessante para manter a motivação do time por meio de competições internas.

3. Integre a equipe

Um ambiente pesado, no qual as pessoas não se dão bem, é um local improdutivo. A troca constante de ideias é importantíssima em uma empresa que presta serviços de TI.

Isso porque o conhecimento deve circular para que todos possam saber como resolver qualquer problema a qualquer momento. No entanto, em um ambiente que não existe conversa e amizade, essa troca de informações é mais difícil.

Uma boa dica é realizar integrações constantes entre os membros da equipe com a promoção de festas da empresa em datas festivas, almoços de confraternização, entre outras oportunidades de falar sobre outras coisas, que não apenas trabalho.

4. Invista em capacitação

A experiência de uma capacitação pode ser muito motivadora para o colaborador, isso porque o funcionário sente-se valorizado quando a empresa investe em sua carreira.

Esse tipo de atitude ainda contribui para a retenção de talentos, uma vez que o colaborador acaba por contrair uma dívida moral com sua empresa por ter sido capacitado.

Outro ponto é que um maior conhecimento dentro da empresa poderá ser disseminado e contribuir para a melhoria da prestação dos serviços aos seus clientes. Todo mundo sai ganhando.

5. Forneça feedbacks

Os feedbacks costumam ser um problema na maioria das empresas. Geralmente, um colaborador que não está atingindo os objetivos é demitido diretamente. Isso causa uma instabilidade diante dos outros funcionários, que podem sentir-se desmotivados e buscar por outras oportunidades fora da empresa.

É muito importante que, além do reconhecimento por um bom trabalho, sejam também realizadas entregas de feedbacks constantes para o colaborador sobre o andamento de suas atividades.

Com isso, ele poderá visualizar o que está errado com suas atitudes e consertá-las antes que uma demissão seja necessária. Isso deixará o ambiente muito mais tranqüilo, e todos se sentirão seguros.

6. Pense em home office

As grandes cidades, algumas pequenas também, são fontes constantes de estresse, e o deslocamento até a empresa pode estragar o dia de um colaborador, seja pelo trânsito intenso ou até mesmo pela falta de segurança que alguns estados estão vivendo.

Uma saída para manter seus colaboradores motivados é a oportunidade de um modelo de trabalho em home office. Nem todas as empresas estão preparadas para implantar essa abordagem totalmente.

Mas, pode-se começar permitindo que o colaborador trabalhe em regime de home office um dia na semana, aumentando esse número conforme a sua produtividade for melhorando.

Resultados esperados

Como dito, para que uma abordagem de MSP tenha sucesso, é preciso contar com uma equipe engajada e motivada com o objetivo de garantir a continuidade dos negócios dos clientes.

Aplicando as dicas acima, você poderá melhorar significativamente a motivação de seu time de TI. Com isso, eles estarão preparados para prestar serviços de forma proativa e preventiva, evitando que seu cliente acabe sofrendo com problemas e interrupções.

O engajamento e a motivação do seu time de TI é essencial para a satisfação de seu cliente, que poderá contar com um atendimento de primeira e não terá nenhuma preocupação com seus ativos tecnológicos.

Ainda está com sede de conhecimento? Temos outro post incrível para você! Leia agora e entenda como prospectar mais clientes para o seu negócio!


Luís Montanari
Autor

Graduado em Comunicação Social, o líder dos times de vendas e marketing da ADDEE SolarWinds MSP é pai de duas lindas meninas e apaixonado por política, tecnologia, cerveja e também pelas singularidades das pessoas. Seu maior objetivo profissional é transformar empresas de suporte em verdadeiros MSPs!

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