fbpx

Caso sua empresa esteja começando a prestar serviços gerenciados de tecnologia ou esteja pensando em expandir os negócios, é preciso contar com as ferramentas de TI certas para garantir qualidade e satisfação de seus clientes.

Além disso, com as soluções adequadas, você e sua equipe poderão garantir um trabalho adequado ao modelo de MSP, trabalhando de forma proativa e preventiva, evitando o tão temido break-fix, que acaba gerando uma bola de neve de problemas a serem resolvidos.

Neste post, nosso objetivo é mostrar não apenas as principais ferramentas necessárias para prestar bons serviços de TI para seus clientes, mas também o que levar em consideração na hora de escolher por uma solução. Boa leitura!

O que considerar para escolher ferramentas de TI?

Escolher uma boa ferramenta de TI não é uma tarefa simples, pois nem sempre aquela solução mais utilizada no mercado ou que conta com o melhor plano de marketing pode suprir a sua demanda e a de seus clientes.

É preciso levar alguns pontos em consideração na hora de optar por uma ferramenta adequada. Entre eles podemos destacar como principais:

  • revisar as políticas de segurança ─ entenda se existem falhas e vulnerabilidades e o nível de atualizações e preocupação do fornecedor com a segurança da informação;
  • conhecer o valor e não o custo ─ muitas vezes, o mais caro gera muito mais valor que investir em algo mais simples e que pode não trazer retorno, ou pior, gerar riscos para você e o negócio de seus clientes;
  • verificar a escalabilidade ─ seus clientes podem crescer e suas demandas também. As ferramentas escolhidas devem acompanhar esse crescimento, evitando a necessidade de mudar de solução.

Quais as principais ferramentas de TI?

Separamos algumas das principais ferramentas para prestar serviços gerenciados de TI e uma breve explicação acerca de cada uma delas.

1. Plataforma de gestão

Para que você possa ter um controle real de todos os processos que estão sendo realizados, tanto em seus clientes quanto pela sua equipe, é preciso contar com uma plataforma de gestão, facilitando o planejamento e o entendimento das atividades.

Por meio de relatórios simples, você poderá verificar como é a dinâmica do emprego de seus recursos de TI, permitindo que melhorias e investimentos sejam feitos de acordo com a real demanda.

2. Calculadora de ROI

Na hora de implantar novas aplicações ou processos dentro de um cliente, a calculadora de ROI se tornar algo essencial, pois permite que se demonstre, ao longo do projeto, o retorno esperado acerca de cada uma das atividades.

Ou seja, ao utilizarmos a calculadora de ROI podemos mensurar a rentabilidade de determinado projeto. Os cálculos são realizados definindo os custos do investimento e dividindo-os pelo que já foi investido.

3. Ferramentas de nuvem

As soluções em nuvem são ótimas opções para reduzir os custos com a implantação de infraestruturas de TI dentro dos clientes, ao mesmo tempo que resolvem os problemas relacionados à mobilidade corporativa.

Pode-se construir um ambiente completo em nuvem para os clientes, facilitando ainda mais o gerenciamento dos ativos de TI e trazendo uma maior agilidade e escalabilidade para o negócio.

Esses são apenas alguns dos exemplos das ferramentas de TI que podem auxiliar na prestação de serviços gerenciados de tecnologia, sendo que outras soluções podem ser agregadas a essa lista.

Você pensa que faltou alguma coisa? Esquecemos de alguma ferramenta essencial? Deixe um comentário e vamos discutir o assunto!

Luís Montanari
Autor

Pai da Helenna e da Cecília, Gestor Comercial da ADDEE SolarWinds MSP e líder dos times de Marketing, Pré-vendas e Vendas. Graduado em Comunicação e apaixonado por tecnologia e cervejas. Trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

Escreva um comentário

Share This