A gestão de TI é uma atividade muito complexa, já que envolve uma série de variáveis que devem ser consideradas em cada decisão tomada.

Com isso, as empresas prestadoras de serviços de TI estão investindo cada vez mais em uma boa gestão, a fim de entregar melhores soluções para os seus clientes e obter resultados mais satisfatórios.

Para que você possa ter uma melhor compreensão acerca dos pilares da gestão de TI e sua importância para uma prestação de serviços como um MSP, criamos este post. Boa leitura!

O que é gestão de TI

Primeiramente, vamos partir do fato de que o conceito de gestão está ligado ao ato de administrar. Quando trazemos esse termo para a TI, estamos falando sobre a administração dos ativos tecnológicos de uma empresa.

Basicamente, é o que uma empresa de prestação de serviços de tecnologia da informação faz. Ela é responsável por administrar e manter em funcionamento os ativos atuais e inserir novas ferramentas conforme a demanda.

O nível dessa gestão, que pode ser muito pequeno ou total, vai depender exclusivamente do contrato fechado entre o cliente e sua empresa.

Em alguns casos, com o aumento da confiança, uma maior parte da gestão de TI pode ser repassada ao prestador de serviço.

Principais pilares da gestão de TI

Para que uma boa gestão possa ser alcançada, é preciso estar atento a todos os pilares que formam o gerenciamento de TI. São eles:

Os processos

Podemos conceituar os processos como uma série de atividades que visam alcançar um objetivo, ou seja, um método. Todas as rotinas diárias realizadas pela sua empresa ao prestar serviços de TI fazem parte de processos.

O bom andamento de cada um deles é o que garante que todas as atividades estão sendo realizadas e que a satisfação de seu cliente será atingida. Para isso, é preciso sistematizar todas as rotinas em processos bem definidos.

Dentro da TI, implementar metodologias sólidas de trabalho pode melhorar os resultados de sua equipe e evitar que os colaboradores fiquem perdidos em determinados momentos, sem um norte a seguir.

A automatização de processos também é uma grande oportunidade para melhorar os resultados internos da empresa, evitando custos com contratações e otimizando tempo.

As pessoas

Por mais que ferramentas tecnológicas sejam de extrema importância para a TI, o fator pessoas ainda é essencial para o funcionamento do setor. Sua empresa não poderia prestar serviços adequados sem a presença de colaboradores.

Mesmo com a existência de ferramentas automatizadas para a realização de certas atividades, a presença do profissional de TI ainda é essencial para a prestação dos serviços.

Colaboradores despreparados e sem treinamento podem ser algo desastroso dentro da empresa. Uma gestão eficiente busca a contratação de profissionais capacitados e investe em melhorar os seus conhecimentos.

As ferramentas

Outro pilar essencial para a boa gestão de TI é o uso de boas ferramentas. De nada adianta manter processos bem definidos e colaboradores capacitados e motivados sem ferramentas apropriadas para a prestação de serviços de TI.

Elas são todas as soluções tecnológicas, entre softwares e hardwares, utilizadas pela empresa em suas atividades diárias para atender às demandas de seus clientes.

Uma gestão de TI deve ser inovadora, buscando sempre as melhores opções disponíveis no mercado para prestar seus serviços de forma proativa e preventiva, garantindo a satisfação de seus clientes.

A segurança

A segurança da informação ganhou muito destaque nos últimos tempos, e isso se deve ao aumento significativo dos ataques bem-sucedidos de cibercriminosos contra empresas.

Os clientes de uma empresa que presta serviços de TI estão procurando, além dos outros pilares aqui citados, segurança para os seus dados e serviços. Uma falha pode fazer com que todas as informações sensíveis do cliente sejam perdidas de uma só vez, causando prejuízo e até mesmo o fim das atividades.

Portanto, um dos principais focos de uma gestão de TI deve ser a busca constante pela proteção dos ativos tecnológicos de seus clientes, o que deve ser feito por meio da aplicação de políticas de segurança e das melhores ferramentas de proteção.

A disponibilidade

Disponibilidade pode ser traduzida como o tempo em que os sistemas e serviços de tecnologia da empresa estão disponíveis para uso, ou seja, a garantia de que tudo esteja funcionando e de que a continuidade dos negócios seja mantida.

Ao contratar uma empresa de prestação de serviços de TI, seu cliente busca resolver problemas internos e manter suas operações sem nenhum tipo de parada não programada, evitando que negócios sejam perdidos e que oportunidades sejam desperdiçadas.

Para garantir a satisfação com seus serviços, é preciso que você mantenha a disponibilidade de todos os ativos tecnológicos de seu cliente em pleno funcionamento na maior parte do tempo.

A integridade

Outro fator tão importante quanto a segurança da informação é manter a sua integridade. Isso quer dizer que os dados inseridos nos sistemas devem se manter inalterados independentemente de falhas que possam ocorrer.

A integridade afeta diretamente os resultados de seu cliente. Dados corrompidos e informações alteradas podem levar a uma decisão errada e prejudicar a empresa contratante.

Por conta disso, a gestão de TI deve manter soluções que visem manter a integridade dos dados dos clientes e verificar constantemente o andamento dos processos, a fim de evitar essas situações.

MSP e gestão de TI

Uma empresa que presta serviços de TI em um modelo de MSP (Managed Service Provider) deve se ater ainda mais aos pilares de gestão apresentados neste post. Isso porque, nessa abordagem de gerenciamento de ativos tecnológicos, busca-se um suporte proativo e preventivo.

Diferentemente do modelo tradicional de break/fix, no qual a empresa reage a uma falha e acaba incorrendo em parada de serviços para o cliente, aqui o prestador assume uma postura para evitar os problemas antes mesmo que eles ocorram.

No entanto, para que isso seja possível, é preciso que a empresa de serviços mantenha uma gestão de TI eficiente, atenta a todos os pilares descritos neste post, garantindo a satisfação de seus clientes.

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Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

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