Um dos objetivos da ADDEE é contribuir para o crescimento sustentável do mercado brasileiro de tecnologia. A empresa é responsável pela operação da SolarWinds MSP em nosso país e busca integrar provedores de serviços gerenciados. Compartilhar conhecimento é uma forma de aprimorar a qualidade do serviço, além de colaborar para o enriquecimento intelectual e financeiro de clientes e colaboradores.

Essa integração se tornou concreta com o MSP Summit, evento que já teve quatro edições e que ajudou as empresas e MSPs a construírem conhecimento e a criarem negócios. Quer saber mais sobre esse evento? Continue lendo.

O que é o MSP Summit?

É um evento anual organizado pela ADDEE e pela SolarWinds MSP que acontece na cidade de São Paulo e tem por objetivo reunir MSPs e empresas de suporte de todo o país.

O foco do MSP Summit é a inovação no mercado de TI por meio de compartilhamento de conhecimento, com palestras e treinamentos, tanto voltadas para a prestação de serviço quanto para venda e marketing — para que o profissional possa expandir a sua cartela de clientes.

Também são ministradas palestras motivacionais sobre empreendedorismo, para que o MSP possa despertar esse lado e pense também em negócios, não apenas em consertar máquinas.

Apesar de os últimos eventos terem sido focados mais em palestras, a próxima edição, em 2019, poderá ter tracks separadas e outros tipos de interação.

Para qual público o evento é direcionado?

Como vimos acima, o público alvo do MSP Summit são empresas de suporte e MSPs que utilizam a plataforma SolarWinds MSP.

Para sermos mais específicos, podemos definir o nosso público como empresas fornecedoras de TI que atuam com uma nova filosofia de trabalho, deixando para trás o método break-fix (quebra/conserta) e adotando uma postura proativa, voltada para a prevenção de riscos.

Com o auxílio do software de service desk, esses profissionais têm a gestão de chamados integrada à ferramenta de monitoramento, como uma única solução. No evento, os profissionais podem trocar ideias sobre a utilização da ferramenta e sobre o que cada um faz para otimizar monitoramento dos ativos de TI dos clientes, garantindo a disponibilidade e identificando potenciais ameaças.

Essa troca de ideias é extremamente saudável e visa o aprimoramento do suporte de TI em nosso país. Como a demanda tende a aumentar, quanto mais otimizada for a atuação, maiores são as chances de escalar.

Quais os principais temas abordados no encontro?

Entre os principais temas abordados no MSP Summit estão a segurança da informação, marketing para MSPs, cases de sucesso, atualização executiva, empreendedorismo, boas práticas de atendimento, receita recorrente, novidades nos produtos e tendências de mercado, entre outros. Desvendamos abaixo alguns dos temas mais comentados e desafiadores para os MSPs e que estão sempre na pauta dos encontros.

Retenção de clientes e redução da taxa de churn

Sim, a taxa de churn, ou taxa da abandono, é um dos gargalos para o prestador de serviços deTI. Essa taxa calcula o número de cancelamentos em um determinado período de tempo. As palestras trazem hacks e insights para que os MSPs reduzam ao máximo esse indicador, chegando o mais próximo de zero.

Quase sempre esse fator está ligado ao pós-venda, outro ponto crítico que é tratado de maneira integrada nas palestras, ajudando os MSPs a identificarem maneiras de melhorar o pós-atendimento.

Se o objetivo é empreender e crescer o negócio, a taxa de churn caminha ao contrário disso, representando uma queda de receita, por isso requer um plano de ação específico. É importante ter em mente que, tão importante quanto prospectar novos clientes, é manter os atuais.

Precificação do serviço

A precificação é outro fator importante na vida do MSP e que é abordado nos eventos, nas palestras e nas trocas de ideias entre os profissionais. Ela geralmente se baseia em 3 pilares: serviços oferecidos, SLA escolhido e as condições da infraestrutura do cliente.

Como o acordo é feito com base em uma negociação, sempre haverá divergências e objeções dos clientes em relação aos valores e o MSP deve estar pronto para lidar com esse momento.

Divulgação do serviço de TI

Outro insight importante que você poderá obter no MSP Summit diz respeito às formas de divulgação e marketing, que mudaram muito com o crescimento de capacidade de internet e popularização das tecnologias. O prestador de serviço tem que entender que está lidando com um público muito mais exigente e informado.

Para segmentar a divulgação é necessário identificar seu público-alvo, assim você evitará gastar recursos com ações ineficazes e que atinjam pessoas que não estão propensas a fazer negócio com você. Para isso é importante responder algumas perguntas básicas, como:

  • Quem é o meu cliente?
  • O que ele faz?
  • Como a TI afeta o negócio dele?
  • Qual é o nível de conhecimento dele em relação a tecnologias?
  • Como ele encara a TI: recurso ou despesa?

Com as respostas a essas perguntas o MSP terá uma base mais apurada para focar em seu nicho e desenvolver materiais específicos para ele, aumentando as chances de conversão.

Esses são alguns dos insights que os MSPs terão nos eventos do MSP Summit e que certamente vão ajudam no aprimoramento, tanto da prestação de serviço quanto em relação à administração do negócio.

Quais as contribuições do MSP Summit para as empresas?

As maiores contribuições do MSP Summit para as empresas são o conhecimento, relacionamento e especialização, além de ser uma excelente oportunidade para fazer networking. Como as empresas prestam depoimentos e apresentam cases, os MSPs podem aprender um com os outros. Em resumo, além de conhecimento, o evento oferece a oportunidade de negócios e de troca de ideias valiosas.

Assim como nos eventos anteriores, em 2019 teremos a presença de referências no mercado, com palestrantes convidados e conteúdos de segurança da informação. Estamos falando do maior evento específico para MSP!

Como você pode perceber neste post, o MSP Summit é o maior evento sobre serviços gerenciados do Brasil. Por isso os interessados podem esperar um grande encontro no próximo ano, com o dobro do tamanho do anterior, e que será referência para os assuntos relacionados a aprendizado, networking, treinamento e empreendedorismo.

Percebeu a importância do MSP Summit para o desenvolvimento dos serviços gerenciados de TI? Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão nossas atualizações.

Luís Montanari
Autor

Líder dos times de Vendas e Marketing da ADDEE e pai de duas lindas meninas. Graduado em Comunicação Social e apaixonado por vendas, política, tecnologia e cervejas. Trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

Escreva um comentário

Share This