fbpx

O Passportal é uma ferramenta criada por um cliente que utilizava o RMM da SolarWinds e identificou a falta de uma ferramenta para a gestão de senha no mercado — tanto as senhas utilizadas pelos clientes no dia a dia quanto as que os técnicos utilizam. A qualidade da ferramenta desenvolvida chamou a atenção da SolarWinds, que adquiriu o produto desse MSP e o integrou à sua plataforma.

A ferramenta faz a gestão das senhas úteis do dia a dia do técnico, que necessita das credenciais e acesso para todas as ferramentas que utiliza, além das credenciais de acesso utilizadas pelo seu cliente. Neste post, vamos entender os benefícios dessa ferramenta, como funciona e seus diferenciais. Confira!

Como funciona o Passportal?

Para que você possa entender a importância da ferramenta Passportal, vamos entender o seu funcionamento. Imagine que o técnico necessita acessar um dispositivo ou sistema de um cliente final e precise saber onde encontrar essas senhas.

Por não ter anotado ou até mesmo por desconhecimento, ele terá de perguntar para alguém ou encontrar o cliente final para descobrir essa senha. A plataforma foi criada para centralizar essas informações.

Por ser uma ferramenta desenvolvida para permitir acesso às informações importantes, foi desenvolvido também um módulo de documentação dentro do Passportal, com toda a parte de inventário do cliente dentro da plataforma. Assim, além das senhas, ele também vai ter acesso às informações da rede daquele cliente.

Muito mais do que senhas

O Passportal pode armazenar inúmeras informações, como dados sobre a rotina do backup — quais máquinas receberão, quando realizar, quais arquivos devem ser guardados, qual o caminho desses arquivos, a pessoa que precisa ser contatada em caso de operação de backup e qual a senha.

Além disso, a plataforma pode receber informações relativas ao IP da rede, sobre o roteador, senha de acesso, quais são as máquinas, qual o servidor, aplicações que rodam no servidor, configurações do AD desse cliente, dos usuários dos sistemas operacional etc.

Estamos falando de um inventário completo da empresa, aliado a uma gestão de senhas que podem ser centralizadas em único local. No caso da gestão de senhas, é recomendado que seja desenvolvida e aplicada uma política específica para elas. Não se trata de simplesmente todos terem acesso a todas as informações, é preciso definir quais técnicos vão ter acesso às informações necessárias e auditar o uso dessas senhas.

Por que o Passportal otimiza a segurança do cliente?

O Passportal permite que o gestor faça uma auditoria no uso das senhas, comportando-se como o Last Pass — ferramenta de senhas pessoais que não é voltada para o mundo corporativo. O diferencial é que o Last Pass, por ser uma extensão do navegador, consegue fazer o preenchimento de senhas automáticas.

O usuário precisa saber somente a senha-mestra para acessar o Last Pass, que tem todas as senhas salvas. Toda vez que o usuário acessar um programa, o Last Pass preenche a senha para ele.

Isso acontece no Passportal com as aplicações que estão no navegador e que têm o plugin do Passportal instalado. Para as aplicações locais, acesso de dispositivos, AD do Windows e acessos remotos, quando o acesso não é feito com um navegador e sem plugin, o usuário necessitará saber a senha desse cliente e fazer um “control c + control v” para acessar a aplicação.

Então, não é uma ferramenta que chamamos de single sign on, quando ao logar uma vez, ela loga em tudo. Isso acontece em algumas ocasiões, mas não é o que ela se propõe a fazer.

O que o Passportal se propõe a fazer é dar a senha para o usuário, pois ele precisa saber disso para acessar aquele serviço necessário, mas, ao mesmo tempo, auditar e conseguir rastrear o uso dessas senhas.

O que é e como funciona o Passportal Blink?

O Passportal Blink é o aplicativo que possibilita ao usuário efetuar o reset de senhas pelo celular, eliminando a necessidade de entrar em contato com o prestador de serviços de TI e abrir chamados. É uma solução mais direcionada para o cliente.

Quais são as principais vantagens do Passportal para o MSP e para o cliente?

Pra que você possa entender a importância do Passportal, veja quais são os principais benefícios que essa ferramenta entrega tanto para o MSP quanto para o cliente. Confira!

Ganhe em produtividade

Há um considerável ganho de tempo e produtividade com a centralização da documentação. Isso porque boa parte do tempo trabalhado de um usuário é perdido procurando informações sobre o trabalho que precisa realizar. Seja uma senha desconhecida, informações sobre o usuário do computador para qual o serviço vai ser prestado, se é possível acessar, com quem falar, entre outros.

Com o Passportal, a busca pela informação não é mais um problema, pois a plataforma fornece as informações necessárias para que o profissional possa se concentrar apenas em fazer o suporte.

Permita a auditoria detalhada das senhas

Com o Passportal, o gestor poderá saber quem está usando o que, quando se pode usar ou não e o que é preciso fazer quando a pessoa sair. Dessa forma, há um ganho enorme em relação ao controle da gestão de senhas em relação ao que havia anteriormente, sem aplicação alguma. Então, ganhamos também uma camada de segurança no quesito senhas.

Ofereça o Passportal como um serviço

O MSP pode oferecer a ferramenta como um serviço e aumentar a sua cartela, agregando mais valor ao acordo final com o cliente. O Passportal está integrado ao RMM via um plugin para acesso remoto.addesolarwinds-msp-passportal

Sempre que o usuário fizer um acesso remoto, terá todo o respaldo do Passportal. Se precisar usar alguma senha no acesso remoto na máquina do cliente final, também vai conseguir visualizar as senhas, o que ajuda bastante a poupar tempo.

Personalize a ferramenta

O Passportal poderá ser personalizado com as marcas do MSP. Poderão ser personalizados a plataforma web, os plugins de navegadores e o aplicativo que pode ser instalado no celular. Inclusive, pode ser colocado o logo do MSP assim que for gerada a documentação.

Como vimos, a ferramenta Passportal é primordial para os MSPs que querem ganhar em produtividade e oferecer um diferencial a mais em sua cartela de serviço. Mais do que um repositório de senhas, a plataforma entrega soluções para acelerar o acesso às informações que, sem um sistema específico, estariam descentralizadas e poderiam atrasar a vida de todos os envolvidos em um chamado.

Gostou do post? Quer conhecer a ferramenta Passportal hoje mesmo? Entre em contato conosco e descubra como.

Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

Escreva um comentário

Share This