fbpx

Em função do isolamento, muitas empresas estão modificando suas rotinas. O maior exemplo disso é a adoção do trabalho remoto, uma estratégia cada vez mais importante para conciliar a produtividade com a segurança dos colaboradores. Mas, então, surge a dúvida: como é que fica a proteção de dados no home office?

Da forma como percebemos, essa é uma enorme preocupação, pois, aparentemente, longe da empresa, não há como garantir a privacidade e a prudência no manuseio dos dados. Mas será que esse é o caso? Isso é o que mostraremos nesta leitura. Acompanhe!

A importância da proteção de dados no home office

Em essência, a importância de proteger os dados na casa do seu funcionário é a mesma que existe no ambiente de trabalho. Hoje em dia, é perfeitamente comum que as empresas estejam mergulhadas em tecnologia, com muitos dados sensíveis e fundamentais nas máquinas da sua operação.

Afinal, é para isso que se destinam as inúmeras camadas de segurança, protegendo a rede e seus dados de todas as vulnerabilidades possíveis. No entanto, como desempenhar a mesma proteção quando seus colaboradores precisam levar as rotinas de trabalho para suas casas?

As medidas de privacidade necessárias nesse regime

Então, por conta da excepcionalidade do momento, todos devem colaborar na medida do possível, inclusive permitindo que seus dispositivos de acesso, como notebooks, tablets e celulares, sejam adaptados com algumas precauções necessárias. Veja!

Definição do dispositivo de trabalho

Esse é o primeiro e talvez mais importante passo. Pois veja que, em muitos casos, é possível que a própria empresa disponibilize a máquina para que o colaborador leve para sua casa. Nessa situação, as preocupações são menores, pois esse dispositivo já conta com softwares e rotinas de segurança bem ajustadas.

Mas quando isso não é uma possibilidade, a empresa deverá identificar e cadastrar o dispositivo do próprio colaborador em sua rede, permitindo o acesso às suas informações. Além disso, também é importante instalar softwares antivírus e ajustar as configurações do firewall do sistema operacional, reduzindo a vulnerabilidade da máquina.

Adoção de VPN

A sigla remonta ao termo Virtual Private Network, ou seja, uma rede privada para o trabalho. Esse tipo de solução é muito útil, pois facilita a conexão de dispositivos remotos à rede da empresa. Com esse tipo de abordagem, os funcionários conseguem virtualizar uma máquina no servidor da empresa, acessando os dados, os programas e as ferramentas necessárias para seguir com o trabalho.

Configuração de uma rotina de backup com armazenamento em nuvem

Digamos que o colaborador usará a própria máquina para manusear arquivos da empresa. Nesse exemplo, pode ser que algo aconteça com seu dispositivo, comprometendo arquivos sensíveis e recém alterados de um projeto.

Essa situação pode ser evitada quando o dispositivo conta com um software com uma rotina periódica de backup programada. Para além disso, a segurança pode ser reforçada com o armazenamento desse backup na nuvem, garantindo que mesmo o prejuízo físico ao HD não elimine as informações importantes.

Checklist de boas práticas preventivas

Esta é outra boa dica para adaptar o colaborador para interagir com as informações confidenciais, como a configuração da autenticação em dois fatores para o acesso ao e-mail corporativo e à criptografia do dispositivo do funcionário, adicionando uma camada extra de segurança.

Por fim, vale destacar a forma como as empresas podem acompanhar o comportamento dos seus colaboradores no manuseio dessas informações. Um método popular é configurar o monitoramento geográfico nos dispositivos, facilitando sua localização sempre que necessário.

Agora que você conhece a importância e os métodos de proteção de dados no home office, aproveite para assinar nossa newsletter, sendo atualizado com mais conteúdos importantes ao atual momento!

Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

Escreva um comentário

Share This