fbpx

A expansão da internet, a computação em nuvem e a popularização dos smartphones nos colocaram em uma situação inimaginável até um tempo atrás: estamos conectados 24 horas por dia. Há muitos fatores positivos nesses avanços, pois o acesso à informação nunca foi tão democrático, mas eles também exigem uma maior preocupação com a proteção web.

No mundo corporativo, boa parte das reuniões passaram a ser realizadas por videoconferências e o trabalho home office segue cada vez mais dominando o mercado. Mas a sofisticação das ferramentas online também ampliou a janela de atuação dos criminosos virtuais, que criam as mais variadas manobras para invadir os sistemas empresariais.

Nesse cenário, o investimento na proteção web dos funcionários tornou-se primordial para empresas que reconhecem o compromisso com a segurança dos seus dados. A seguir, entenda em mais detalhes a importância de investir em estratégias para garantir a segurança no ambiente digital.

Porque é a importante investir na proteção web para os usuários?

Bem, o fato de estarmos 24 horas por dia conectados, entrando nos mais diversos sites, clicando em propagandas e baixando conteúdos, já é um fator que merece total atenção. Isso porque, em vez de acessarmos o conteúdo que desejamos, podemos estar, na verdade, entrando em fontes maliciosas, que infectam a máquina às vezes de maneira quase imperceptível.

Esses malwares silenciosos são baixados de forma involuntária pelos usuários e geralmente são acompanhados de algum software ou arquivo funcional que o usuário realmente tinha ido atrás.

Há criminosos especializados em clonar sites famosos e conseguir dados sigilosos das pessoas, como dados bancários, induzindo-as a baixar programas aparentemente inofensivos. Por isso, quando o assunto é internet, temos que desconfiar e investir em estratégias de proteção.

Como a proteção web contribui para o aumento da produtividade dos usuários?

O acesso às redes sociais não representa um risco direto para a segurança de um computador, mas o uso indevido dessas plataformas, em horário de expediente, pode comprometer o rendimento do usuário.

É difícil resistir a tentação de dar aquela olhada no Facebook, Instagram ou Twitter, mas o que é para ser apenas uma breve expiada pode se estender em um looping de hiperlinks sem fim. Se a função de determinado funcionário não for diretamente ligada à gestão de mídias sociais da empresa, esse tempo será perdido e o trabalho não se resolverá sozinho, não é?

As soluções de proteção web contribuem para o aumento da produtividade dos colaboradores de uma empresa. A implementação de filtros de navegação, por exemplo, serve tanto para impedir que os usuários acessem links maliciosos ou cliquem em um e-mail falso, quanto para que o gestor bloqueie sites indevidos para a rotina de trabalho dos funcionários, como as redes sociais.

O resultado desse controle é o aumento da produtividade e da eficiência do time, visto que o atraso resulta em trabalhos feitos de forma corrida, que nem sempre são entregues com o padrão de qualidade exigido. No fim das contas, o usuário pode levar esse hábito para fora da empresa e controlar melhor os horários em que utiliza as redes sociais.

É claro que a empresa não precisa criar regras petrificadas em relação ao uso das redes sociais. Com as políticas de navegação baseadas em tempo, que a maioria das ferramentas de proteção na web oferece, o gestor pode modificar as regras de lista negra, para permitir que os funcionários visitem sites não relacionados ao trabalho, fora do horário comercial padrão.

Essa flexibilidade também é importante para manter a produtividade e reter os talentos da empresa.

Como o SolarWinds RMM pode ajudar na proteção web para usuários?

Agora que você já sabe a importância da proteção web para os usuários e como ela contribui para o aumento da produtividade nas empresas, vamos conhecer uma das melhores ferramentas do mercado, que tem dentre os seus atributos essa importante função.

Estamos falando da RMM SolarWinds RMM, que tem como um de seus principais recursos uma ferramenta chamada Web Protection. Trata-se de um filtro de navegação em nível de End Point. Ou seja, a Web Protection, quando instalada no computador, é a última camada de comunicação dessa máquina.

Com essa funcionalidade, tudo o que é extraído da máquina para a web, seja um servidor de e-mail sincronizando as mensagens, seja simplesmente o usuário digitando algo em um navegador, é passado pelo filtro do Web Protection. Há duas políticas de filtragens para o seu funcionamento, uma de segurança e outra de conteúdo.

Veja cada uma detalhadamente:

  • a política de segurança impede acessos a destinos classificados como inseguros, como links fraudulentos, propagandas falsas e conteúdos maliciosos;
  • Já a política de conteúdo impede que o usuário acesse conteúdos diversos, como sites com temáticas ilegais, de relacionamentos e de viagens — totalizando 70 categorias em que é feita toda a filtragem.

O Web Protection tem como foco a proteção e a segurança do usuário. A função padrão da ferramenta é impedir que o usuário ou qualquer aplicação feita em segundo plano se comunique com algum site malicioso.

A ferramenta apresenta uma interface intuitiva e de fácil utilização, permitindo que, com poucos cliques, e sem a necessidade de ir diretamente ao dispositivo fazer a instalação, o MSP, que já tem o RMM ativo, consiga configurar o Web Protection em todas as máquinas de seus clientes.

Com isso, será possível criar políticas e modificações que são aplicadas em todas as máquinas de uma vez só. Além disso, torna-se possível criar exceções, liberando um dos sites que está listado em uma das categorias bloqueadas, por exemplo.

Neste post, vimos como a proteção web é um fator essencial em meio a tantos dispositivos que temos para acessar o ambiente digital atualmente. Com uma ferramenta de qualidade, você pode proteger os dados corporativos contra ataques que causam sérios prejuízos, como o ransomware, e ao mesmo tempo melhorar a produtividade de empresa.

Gostou deste post? Quer saber como obter a melhor solução de proteção web? Entre em contato conosco e veja como o nosso conjunto de soluções em TI vai ajudar a sua empresa a manter seus usuários seguros e produtivos.

Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

Escreva um comentário

Share This