fbpx

A transformação digital torna cada vez mais inviável uma boa gestão empresarial sem a integração de setores. Com o uso de um bom sistema de gestão, fica mais fácil fazer a colaboração entre profissionais de áreas distintas, agilizar a resolução de problemas, tornar as respostas mais rápidas e aperfeiçoar toda a cadeia de operações. Isso requer um alinhamento entre tecnologia da informação e comunicação.

Com as novas ferramentas, há uma facilitação do diálogo entre os colaboradores, ganha-se em acesso remoto para a equipe de suporte e TI, agilizando a resolução dos tickets e entregando uma maior produtividade. A computação em nuvem traz benefícios como a escalabilidade, mobilidade e integração de dados de forma rápida que, além de ajudar no aprimoramento da comunicação, promove a segurança de dados.

Neste post, vamos entender o conceito, benefícios e como otimizar a integração da comunicação por meio da tecnologia da informação. Confira!

O que é tecnologia da informação e comunicação?

Vamos começar o nosso texto conceituando o que é tecnologia da informação e comunicação — TIC. Esse termo refere-se ao conjunto de recursos tecnológicos que deve ser utilizado de forma integrada em busca de uma meta de negócios.

Em suma, podemos dizer que se trata de uma área que fica responsável pela produção e utilização das ferramentas facilitadoras da comunicação e que permite que os objetivos de negócios sejam alcançados.

Os cada vez mais avançados recursos de softwares hardwares e telecomunicações propiciam uma maior capacidade de automação e melhor comunicação, facilitando as pesquisas e os processos de ensino na corporação.

Como otimizar a integração entre TI e comunicação?

Agora que já sabemos o conceito de tecnologia da informação e comunicação, vamos a 3 parâmetros que otimizam a integração. Acompanhe!

Utilize a computação em nuvem

A computação em nuvem é um dos pilares da transformação digital, que permite uma série de otimizações na infraestrutura de TI das empresas. A comunicação vai muito além da troca de mensagem, pois a integração de dados também faz parte de processo. Ao trabalhar com sistemas de gestão integrados, com processos facilitados através do auxílio de ferramentas de TI, a troca de dados em ambientes digitais passa a ser regra.

Utilizar as plataformas de cloud storage garante um maior cuidado com a segurança para fazer transação de dados corporativas com muito mais segurança em meios privados. A nuvem é altamente escalável, permitindo a empresa responder com agilidade as necessidades de mercado, além de oferecer mais mobilidade e facilidade de compartilhamento direto.

Utilize um sistema de gestão integrada

Para integrar as informações e permitir uma comunicação direta entre setores é necessário um bom sistema de gestão empresarial e de TI. Ele garante maior integração de setores, funcionando como um hub de dados sobre os negócios. Esses dados, se bem estruturados, entregarão os insights que farão a diferença para os negócios.

Já a ferramenta de suporte de TI será o elo de comunicação entre a empresa e o setor de TI, facilitando a emissão de tickets por parte dos usuários e uma gestão gerenciada por parte da equipe de TI, que poderá fazer um monitoramento remoto, automação, hierarquização de tickets e avaliação de dados.

Crie múltiplos canais de comunicação

Cabe ao setor de TI entregar as melhores ferramentas de comunicação, que permitam a integração de dados, além de softwares que aproximem os setores, como os sistemas de gestão, além de soluções de comunicação direta via chat, teleconferências e videoconferências de forma segura.

Como vimos, a tecnologia da informação e comunicação deve estar alinhada para a evolução das estratégias de negócios. A transformação digital apresenta novas ferramentas a cada dia e exige dos profissionais atualização e aproveitamento daquelas ferramentas que realmente vão gerar valor para as empresas. Uma boa comunicação deixa o trabalho muito mais integrado e aprimora o clima organizacional.

Gostou do post? Quer saber como ter uma ferramenta que integra os dados e facilita a comunicação em sua empresa? Entre em contato conosco e conheça a nossa solução.

Luís Montanari
Autor

Pai da Helenna e da Cecília, Gestor Comercial da ADDEE SolarWinds MSP e líder dos times de Marketing, Pré-vendas e Vendas. Graduado em Comunicação e apaixonado por tecnologia e cervejas. Trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

Escreva um comentário

Share This